30 dezembro 2013

Adeus excesso de peso - O que você precisa saber para estabelecer metas para 2014

Olá Belas,

Estamos nos aproximando dos últimos dias do ano e para mim é tempo de avaliar conquistas, ver onde eu podia ter feito melhor e fazer planos para 2014.

As perguntas são, onde eu estava? Onde estou e onde quero chegar?

Quando o assunto é emagrecimento e uma vida mais saudável não se pode pensar em um evento, como aquele dia que você dorme, acorda, sobe na balança e ADEUS EXCESSO DE PESO. É preciso pensar nisso como um processo, de escolhas e aprendizado diários. Aprendizado a respeito de si mesmo, a respeito de suas motivações e escolhas, aquilo que funciona ou não pra mim.




Quero compartilha aqui uma forma para se organizar  e não criar metas fora da realidade:




1. Estipule metas que te façam feliz: Qual sua meta no quesito peso, saúde qualidade de vida? O que você gostaria de poder fazer e não pode devido ao excesso de peso ou a maneira errada como se alimenta?

Determine uma meta real e possível, troco idéia com muitas pessoas a respeito de emagrecimento e percebo que a maioria das pessoas tem metas irreais, querem pesar aos 30 anos aquilo que pesavam aos 16 anos, desejam ter uma forma física e se espelham, se comparam com "padrões de beleza" inatingíveis.

Comece calculando seu IMC e índice de massa gorda e massa magra, faça uma avaliação com um profissional ou use mesmo ferramentas virtuais.

Eu gosto muito do site: http://www.dietadukan.com.br para calcular peso ideal, pois ele leva em consideração a sua estrutura óssea, idade, se já engravidou. Acho bem completo. A avaliação é grátis, porém o programa é pago, posteriormente irei postar a respeito da dieta Dukan.



2. Ser coerente em seu comportamento:

Atitudes valem mais do que mil palavras. Ações valem mais do que mil listas de objetivos.
Esteja disposta a mudar suas atitudes e sempre que for comer algo, escolher um programa com amigos e família pense se isso te aproxima ou afasta das metas que te fazem feliz.

Comer pizza ou petiscar queijos magros com legumes? Assistir TV ou caminhar no parque?

Esteja disposto a fazer coisas diferentes: Atitudes diferentes  atraem resultados diferentes.




3. Pensar em estratégias para atingir sua meta:

Todos sabemos o que engorda e o que emagrecer, se beber mais água por exemplo for o seu objetivo pense em como: ter uma garrafinha na bolsa sempre a mão pode ser uma boa ideia, compre uma colorida, térmica, atrativa e aproveite. 

Outras estratégias podem ser elaboradas,a bíblia ensina que: O homem sábio é poderoso, e quem tem conhecimento aumenta a sua força; quem sai à guerra precisa de orientação, e com muitos conselheiros se obtém a vitória. (Provérbios 24:5-6)

Busque conselhos e estratégias com pessoas que já venceram, que tem experiência no que você precisa conquistar, escolha bem seus conselheiros, esteja disposta a trocar ideias, aprender e fazer o que precisa ser feito, não tenha medo do novo!




4. Trace etapas para sua conquista:

Estipule pequenos objetivos e desafios dentro da sua meta principal, ir conquistando gradualmente sabendo onde quer chegar te dá mais força para prosseguir.

Neste caso preciso compartilhar minha experiência pessoal: Eu precisava eliminar 50 a 55 Kg, isso parecia algo impossível demais, já que não estava disposta a operar, então eu pensei que o que mais me incomodava aos 118 Kg era estar acima dos 100 Kg, como emagreci relativamente rápido os primeiros 10 Kg na clínica, aos 108 Kg criei esta estratégia de pequenas metas. Minha primeira meta era chegar aos 105 Kg, depois foi sair da casa dos 3 dígitos e chegar aos 99,999 Kg para NUNCA MAIS voltar a pesar com 3 digitos (100 Kg ou mais) e assim foi... Cheguei aos 98 Kg, depois 95Kg e minha meta virou sair da casa dos 90 Kg para NUNCA MAIS VOLTAR.

Isto foi a coisa mais sábia, foi inspiração de Deus eu tenho certeza, pois eu não teria forças para correr, malhar resistir a comida se toda vez eu pensassem em 55 Kg. Então eu pensava de 5 em 5 Kg.

Uma as minhas metas também era praticar atividade física pra vida toda, comecei com caminhadas, depois corridas, fui para academia, comecei com treinos em casa, hoje preciso malhar, é prazeroso, não um sacrifício!




5. Ter foco e determinação:

Erre, acerte, retroceda se for preciso mas jamais desista. Não importa quantas foram as tentativas frustradas, você não pode desistir de você mesma. Esteja disposta a prosseguir, nem que seja no ritmo devagar e sempre! Embora na imagem a fé esteja por último, na minha vida só deu certo quando coloquei ela em primeiro lugar!

Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".  (Josué 1:9)

Espero em dezembro de 2014 ter conquistado tudo aquilo que Deus preparou para mim este ano e que você tenha conquistas e coisas boas para me contar!
Aproveite esta época do ano para RECOMEÇAR!

Espero que tenha sido útil!
Deus abençoe.
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Leeh Trindade disse...

Amei e preciso postar esse post pro meu marido que quer emagrecer 15 kg em 2014! Pra quem já emagreceu 20 kg uma vez não vai ser difícil! Mas o problema é que ele precisa conseguir manter o peso depois, pq depois que casamos ele já engordou os 20 kg que ele tinha perdido uma vez! :~

beeeijos,
Miss Sainha

Bem Bela disse...

Leeh ajuda ele pois uma parte fundamental desta jornada é o apoio e aceitação da família. Que vocês possam vencer juntos este desafio!

Vanderleia disse...

Excelente post, minha meta são 11kg a menos.
Estarei sempre aki pra ver as dicas.
Amo seu blog!
Deus abençoe vc.
Um abençoado 2014 pra vc e sua familia!

Bem Bela disse...

Vanderléia obrigada.
Eu eliminarei 15 Kg em 2014!
Feliz ano novo!

Evelyn Ramos disse...

Adorei e fiquei super animada

Evelyn Ramos disse...

Adorei e fiquei super animada

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo