05 dezembro 2013

Calcular a Frequência Cardíaca Máxima

Olá Belas!
Considero este assunto que iremos tratar muito importante, vale a pena parar uns minutinhos para aprender algo que vai te ajudar a render muito melhor nos seus treinos.

Você sabe o que é FCM


Calculando a Frequência Cardíaca - Bem Bela

Frequência Cardíaca Máxima nada mais é do que o número máximo de batimentos que o coração pode atingir em um minuto de exercício.
Saber sua frequência cardíaca máxima é importante para prevenir esforço excessivo, não sobrecarregar o coração e definir zonas alvo de de treinamento de acordo com o objetivo a ser atingido para garantir uma boa performance. 
Os profissionais da área de educação física orientam que os batimentos cardíacos fiquem entre 65% e 85% da FCM
Mas como calcular essa frequência?
É um cálculo relativamente simples, mas requer atenção e conhecimento de matemática nível ensino fundamental:



 220 - sua idade =  *

ok tudo bem não vou colocar minha idade aqui, ainda não, vamos hipoteticamente estabelecer 30 anos, então o cálculo ficaria:

220 - 30 = 190 bpm

30 seria a idade hipotética, e o resultado de 190 é a frequência cardíaca máxima. Isto significa dizer que a frequência cardíaca máxima de uma pessoa de 30 anos é de 190 bpm (batimentos por minuto).


190 = 100%
   X  =   65%

Neste caso regra de três simples: 123 bpm seria a zona alvo mínima para uma pessoa desta idade começar a fazer algum estrago nas gordurinhas, em linguagem popular.


Meu treino tem uma zona alvo de 75% a 80%, então no caso do exemplo acima se eu tivesse 30 anos teria que ficar entre 143 e 152 bpm.

A questão é que quanto mais você treina mais esforço é preciso fazer para atingir a zona alvo. Por exemplo: Você começa a caminhar 15 min. na esteira a um a velocidade de 6.0, e logo percebe que está a 143 bpm, caso seja sedentário. depois de algumas semanas irá notar que precisa aumentar a velocidade para poder atingir os mesmos 143 bpm.


Frequencímetro


Para calcular os batimentos existe um aparelho chamado frequencímetro, eu tenho um, ele é uma faixa que coloco no peito e um relógio no pulso para verificar os números, isso ajuda muito quando estou treinando, sei que o treino é eficaz se eu estiver naquela zona alvo estabelecida, caso contrário estou gastando tempo e minhas articulações e os resultados não serão tão bons.

Como sou técnica em enfermagem lembro que quando comecei a trabalhar em UTI e fazer estágio na área ouvi este conselho: Aparelhos são passíveis de falha, preste atenção nos sinais do corpo do paciente. Exemplo: O aparelho marca 45 bpm e começa a apitar feito louco, antes de sair correndo pra fazer manobras de socorro, vejo se o paciente está corado, se tem pulso ou se simplesmente um eletrodo soltou. Assim é com o frequencímetro durante o treino, ele é passível de falhas sim, as vezes sai do lugar, termina bateria, mas eu gosto dele mesmo assim!

Se você não tem um frequencímetro, num momento do treino sem parar, continue em movimento e calcule por 15 segundos com os dois dedos na jugular ou no seu pulso mesmo, sem apertar, quantos batimentos em 15 segundos... multiplique este valor por 4 (pois 15+15+15+15= 60 segundos = 1 minuto) e saberá se está na zona alvo.


Observação: Nunca aperte a região para não alterar os batimentos, a minha amiga e querida #Focusworkoutfriend (Amiga de treino focus) Claudinha Vargas informou que devemos dar preferência para o pulso na radial pois é mais fidedigno e menos chance de alteração por apertar a área.

Espero ter esclarecido algo e não confundido ainda mais por causa da tal matemática que assusta a muitos! *risos

(As informações contidas aqui não visam substituir a orientação de um médico, ou serem determinantes no seu desempenho, existem pessoas com a mesma idade e condicionamento físico diferentes.)

NÃO PERCA: Pretendo postar amanhã a Tabela de Zonas Alvo, para você saber de acordo com seu objetivo de treino (emagrecer, queimar gordura, enrijecer os músculos, ganhar resistência) qual a zona de frequência cardíaca ideal.

Bons Treinos e até mais!


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo