19 dezembro 2013

Exercício Físico e a Perda de Peso

Olá Belas,

Hoje vou falar sobre um aliado importando e por muitas vezes esquecido no processo de emagrecimento: O exercício físico.




Basta escrever estas duas palavrinhas juntas para alguns gordinhos e magrinhos torcerem o nariz e despejarem um milhão de desculpas justificativas para não aderir (falta de tempo, de dinheiro, de disposição são as mais comuns). Não é a toa que a indústria do emagrecimento rápido e fácil fatura muita grana em cima da frase: Emagreça sem praticar exercício.

É possível emagrecer sem atividade física? Sim, é possível, eu mesma nesta trajetória de sair da obesidade mórbida (tive 118 Kg em 1,64m de altura) eliminei muitos quilogramas, o fato é que você estará perdendo a melhor parte, a parte mais divertida e a que pode te levar pra mais perto dos seus objetivos. Sem falar na vida saudável, nos hormônios que te dão saciedade e felicidade grátis, sem precisar recorrer a medicamentos sintéticos.


Um método que pode ajudar uma pessoa a perder peso 
é a de limitar o número de calorias tomadas através da dieta. 
A outra forma é a queimar calorias extras com exercícios.
Os dois juntos: Sucesso!



Exercício Físico x Dieta:

Ao contrário de dieta por si só, o exercício pode prevenir, com maior eficácia, ou mesmo reverter os efeitos de certas doenças. Exercício reduz a pressão arterial e colesterol, o que pode impedir um ataque cardíaco . Além disso, se você exercita, você reduzir seu risco de desenvolver certos tipos de câncer, como de cólon e câncer de mama . O exercício também é conhecido por ajudar a contribuir para um sentimento de confiança e bem-estar, assim, possivelmente, redução das taxas de ansiedade e depressão.



Quanto de exercício é necessário para perda de peso?

Você não precisa necessariamente ficar 2 a 4 horas malhando numa academia para se beneficiar do exercício, é necessário realizar algum tipo de exercício aeróbico pelo menos três vezes por semana, durante um mínimo de 20 minutos por sessão. No entanto, mais de 20 minutos é melhor se você quer realmente perder peso. Incorporando a apenas 15 minutos de exercício moderado - como caminhada 1,5 Km - em uma base diária vai queimar até 100 calorias extras (supondo que você não consume calorias em excesso na sua dieta depois). A queima 700 calorias por semana é igual a 4 Kg da perda de peso ao longo de um ano. Descer duas paradas antes do serviço, estacionar o carro mais longe, pode te ajudar a emagrecer sem nem sentir. #PenseNisso



Calculando sua frequência cardíaca máxima e zona alvo de treinamento:

Para tirar máximo proveito e receber todos os benefícios de saúde do exercício, você vai precisar saber sua zona alvo de treinamento (clique aqui para aprender a calcular sua frequência cardíaca máxima e zona alvo de treinamento ideal para seus objetivos). Assim você deve se esforçar para alcançar e manter seus batimentos dentro desta zona.
(Os iniciantes devem começar em torno de  60% da FCM e trabalhar para alcançar 80%.)
Lembrando que estes cálculos são bases, não descartam a consulta com um especialista. Quem te necessidades especiais de saúde, como uma lesão, diabetes ou problemas cardíacos devem consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de atividade física.
Qual Exercício Físico devo fazer?
O tipo de exercício que você escolher para a perda de peso não importa tanto quanto o fato de estar se exercitando, algum exercício é melhor do que nenhum, seja ele qual for. É por isso que os especialistas recomendam que você escolher exercícios que você gosta para que mantenha uma rotina regular.
Leve em consideração o que gosta, os resultados que espera, o tempo que tem disponível para treinar, o valor que está disposto a investir e o quanto está disposto a se engajar no projeto de incorporar a atividade física em sua rotina.
Existem diversas opções, hoje eu faço treinos em vídeo em casa, conheça aqui o Focus T25 e o 30 Day Butt Lift e também a Zumba, alguns dos treinos que faço.

Tipos básicos de exercício físico:

Aeróbico:



Não importa o programa de exercícios que você pratique mas ele deve incluir alguma forma de exercício aeróbio ou cardiovascular. Exercícios aeróbicos aumentam sua freqüência cardíaca e até o bombeamento do sangue, fortalecendo o coração e auxiliando a. Exercícios aeróbicos podem incluir caminhada, corrida, ciclismo, natação e dança. Você também pode trabalhar para fora em uma máquina de fitness, como uma esteira, elíptico, ou step.

Muscular (com pesos, seja halteres e caneleiras ou o peso do próprio corpo):




A grande vantagem de trabalhar com pesos é que, além de perda de gordura, você vai construir músculos e queimar calorias. Os especialistas recomendam a trabalhar todos os principais grupos musculares, três vezes por semana. 
Grupos Musculares - Bem Bela
Grupos musculares do corpo humano
Divisão básica dos grupos musculares:

Peito e Tríceps
Costas e Bíceps
Pernas e Ombros

Essa é na maioria das vezes a divisão para iniciantes, pois tem o objetivo de alternar e trabalhar grupos maiores e menores e não trabalhar a mesma articulação de maneira excessiva, facilitando o aparecimento de patologias ou mesmo lesões que podem fazer com que você perca tempo se recuperando ao invés de treinando.

Incorporando aos poucos exercício físicos em sua rotina:

A quantidade de exercício que você vai praticar é uma decisão importante, antes de se envolver em grandes projetos que envolverão uma disciplina que você nem sabe ao certo se tem, envolva-se em pequenas mudanças em sua rotina diária, elas podem fazer uma grande diferença no seu emagrecimento.
Hábitos simples podem te ajudar:
  • caminhar ou ir de bicicleta para o trabalho (quando possível);
  • Descer algumas paradas antes ou estacionar o carro um pouco mais longe;
  • Usar as escadas no lugar do elevador;
Considerações Finais:

Espero que tenha ficado claro os benefícios da atividade física, aliada com a reeducação alimentar.
Existem muitos programas de dieta que prometem te emagrecer sem esforço, sem exercício e  sem suor, mas eles deixam a desejar no quesito saúde, bem estar e qualidade de vida.
Que tal começar a se mexer hoje mesmo?

Deixo aqui um desafio: Mova-se.

No ano que vem você vai desejar ter começado hoje seu programa de dieta e atividade física.

Desejo saúde e sucesso a vocês e a mim.

Até a próxima.


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Paula Trindade disse...

Verdade Pri meus treinos estão tranquilos faço Focus 25mi e mais algum.o problema é a dieta estou pedida!

Bem Bela disse...

Paula estou me sentindo sem regras na dieta, sem seguir um plano, não descontrolada, mas digamos avaliando possibilidades.
Essa fase de final de ano é complicada decidir começar algo com tudo, eu sei o que me espera no Natal e Ano Novo, o problema é que nessas duas semanas muitos kg podem aumentar se eu não me controlar, acho que é teu caso também né? O negócio é orar e apelar para o bom senso! Valeu pela visita e comentário aqui! bj

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo