11 dezembro 2013

O que é Zumba - Emagreça rápido e fácil dançando em casa ou na academia

Olá Belas

Ontem, atendendo a pedidos, postei aqui algumas das minhas vídeo aulas favoritas de zumba para fazer em casa, hoje venho  esclarecer algumas dúvidas sobre o que é a zumba, como funciona, quais benefícios. 


(Procuro fazer alguns treinos extras na semana combinando com o Focus T25 e 30 Day Butt Lift.)


Zumba - Bem Bela


A Zumba - Breve Apresentação:


Zumba é o que há em termos de exercício físico no que diz respeito a dança e fitness. Existem diversidades e  variações em todos os lugares onde a modalidade é praticada e que atendem a pessoas de qualquer idade. Até mesmo a terceira idade pode se habilitar e começar a desfrutar dos programas de treinamento e queimar calorias de forma extremamente divertida. É importante compreender  os conceitos e princípios desta atividade, para que você possa tirar o máximo proveito do treino. 


Zumba - Bem Bela
Aula de Zumba.


Descrição, quem criou, como quando:


Trata-se de  um programa de fitness inspirado na Dança Latina. Foi criado pelo bailarino, coreógrafo e personal de celebridades de Miami, Alberto conhecido como  "Beto" Perez, Um certo dia indo dar uma aula de aeróbica esqueceu na trilha tradicional e precisou utilizar o que tinha em mãos: as músicas que ouvia em seu carro (salsa, merengue e outros ritmos latinos). Ali nasceu a inspiração e o programa foi se aperfeiçoando com o passar do tempo, mostrando-se uma alternativa divertida de treino cardio. Com o passar dos anos houve interesse por parte dos empresário, Alberto Perlman e Alberto Aghion (a zumba é a dança dos "Albertos") que investiram dando forma cor e criando toda estratégia comercial e de marketing do treino que está ganhando o mundo seja nas academias ou em vídeos da modalidade . Existem diferentes opções no mercado de vídeos ou DVDs de Zumba que podem ser adquiridos da internet.  Existem mais de 25.000 instrutores Zumba certificados (oficiais) em todo o mundo. Este treino tem sido destaque em vários meios de comunicação, jornais, programas e revistas.


Zumba - Bem Bela
Beto Perez criador da zumba.


Os Princípios:


De acordo com o criador da modalidade, Alberto Perez, a Zumba usa princípios do treinamento de resistência e intervalo de treinamento físico para aumentar a produção de calorias (HIIT leia mais clicando aqui), tonificação total do corpo e queima de gordura. Trata-se de um método de combinação de passos com movimentos de dança para esculpir o corpo. O programa também é muito divertido e fácil de seguir, no meu caso pessoalmente nem vejo o tempo passar. 

Zumba - Bem Bela
Zumba Fitness 



Música e Inspiração:


Os ritmos da zumba são inspirados pela dança latina e envolvem vários estilos no treino: merengue, reggaeton, pop, cumbia, mambo, salsa, salsaton, flamenco, rumba, samba e calipso. As seleções musicais envolvem ritmos lentos e rápidos para pode tonificar e esculpir o corpo além de ser também muito eficaz como treino aeróbico.


Zumba - Bem Bela
Ritmos latinos nas aulas de zumba


Gasto calórico:

Uma aula de 1 hora de zumba pode te levar a queimar em torno de 500 Kcal a 1000 Kcal, dependendo da intensidade e das condições físicas individuais. É uma boa perspectiva de eliminação não acham?


*Segundo dados de estudo recente do Conselho Americano de Exercício (ACE): a) identifica Zumba Fitness como um dos programas de treino mais populares na lista de Tendências da ACE 2012 b) todos os participantes atingem a freqüência cardíaca máxima de 80% c) os participantes das aulas também queimam uma média de 9,5 calorias por minuto, o que é mais calorias por minuto do que power yoga, cardio kickboxing, aeróbica e aulas de Pilates avançadas
Zumba - Bem Bela
Aulas que queimam de 500 Kcal a 1000 Kcal em 1 hora.


Benefícios:

Além do alto gasto calórico, que por si só já me faz ser adepta da modalidade, a zumba traz 

benefícios para o corpo e a mente, movimenta o esqueleto, desenferruja, aumenta o 

condicionamento físico, fortalece ossos e músculos, melhora equilíbrio e coordenação motora, reduz as dores, potencializa o aprendizado, a memória e a atenção, e retarda o processo de envelhecimento, melhora a frequências cardíaca e respiratória: o coração pode chegar a 200 batidas por minuto, e os pulmões funcionam em até 20 respirações por minuto – quase o dobro do trabalho normal, corpo trabalhando a nosso favor, muito mais saúde, vigor e disposição.

Quer experimentar?


Vídeos de zumba aqui

Espero que gostem, boa semana e bons treinos!

Até Mais.


Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Deise disse...

Gostei bastante de conhecer os vídeos e as aulas de zumba, principalmente a zumba abs e sculpt and tone. Ótimas dicas!

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo