29 janeiro 2014

3 Substituições naturais para o açúcar refinado

Olá Belas,



Hoje vou falar de um assunto polêmico, já li muitas coisas a respeito de adoçantes e substituições para eliminar o açúcar refinado. Procurei substituições naturais e ressalto que
eu não sou especialista no assunto mas quero compartilhar algumas sugestões:


3 SUBSTITUTOS NATURAIS PARA O AÇÚCAR:

1 - STEVIA:





A stevia é um derivado de plantas da América do Sul, é um adoçante natural que não eleva os níveis de açúcar no sangue tão drasticamente quanto o açúcar branco refinado ao ser consumido.
É comercializado em pó ou líquido e tem capacidade  de adoçar até 300 vezes maior que o do açúcar.
Os adoçantes à base de stevia são aparentemente mais caros quando comparados aos adoçantes artificiais, mas por sua grande capacidade de adoçar, eles duram bem mais.
De olho no rótulo: algumas marcas possuem adoçantes que contém stevia, porém não são feitos 100% desse adoçantes natural, sendo misturados com adoçantes artificiais que não são bons para a saúde.


2 - MEL:



Uma opção clássica para substituir o açúcar, o mel ainda traz muitos benefícios: tem ação antimicrobiana, calmante e possui muitos minerais e substâncias antioxidantes. Hoje existem, inclusive, opções de mel de origem orgânica.
Alerta: crianças menores de 1 ano não devem consumir mel, já que não possuem defesa suficiente contra os esporos de uma bactéria que causa o botulismo, e pode estar presente no mel.

3 - AGAVE:



O agave é de origem mexicana e tem a coloração parecida com a do mel, porém com uma textura um pouco diferente. É uma boa fonte de minerais e tem um poder de adoçar bem maior do que o do açúcar.
É encontrado em lojas de produtos naturais e em alguns supermercados em forma de néctar.


IMPORTANTE: 

- Essas são opções naturais e, sem dúvidas, mas saudáveis que o açúcar, porém também devem ser consumidas com moderação, pois se consumidas em excesso também podem elevar a glicemia, causar o aumento do peso e outros malefícios.

- Além de substituir o açúcar em preparações, reduza o consumo de alimentos industrializados que contém açúcar e adoçantes artificiais.

- Existem situações em que não é necessário o uso de nenhum ingrediente adicional para adoçar, como o caso da maioria dos sucos naturais (que contém o açúcar próprio da fruta), reeduque seu paladar.

- No começo pode parecer difícil restringir o uso do açúcar, mas com o tempo, seu paladar se acostuma e você vai começar a realmente sentir o verdadeiro sabor dos alimentos.

- Diabéticos devem consultar um nutricionista antes de escolher a melhor forma de substituir o uso do açúcar.

Espero que seja útil.
Até mais!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Denny Baptista disse...

Sabe, eu só estou usando adoçante por conta da dieta. Porque prefiro muito mais os naturais. Esse algave nunca vi, acredita? Sou bem curiosa para experimentar.

Ainda sobre adoçantes, eu estava lendo no "O método Dukan Ilustrado", que na França qualquer adoçante é liberado para a dieta porque todos passam por uma testagem rigorosa que os libera para consumo humano sem risco algum. Mas sabe o que é complicado? É que NENHUM desses adoçantes são vendidos no Brasil, ou seja, kkkkk... A única recomendação que o Dr. Dukan faz é que se alternem os adoçantes pra ter o menor prejuízo possível à saúde, rs... Ai que triste, rs...

Beijo Pri!

(obs.: o que será que está acontecendo com os comentários via Facebook?Os meus também não funcionam...)

Bem Bela disse...

Pois é... vou ver o lance dos comentários via face...

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo