30 janeiro 2014

Mirtilo ou Blueberry: O que é isso?

Olá Belas,


Acompanho, leio e pesquiso sobre dieta, saúde e alimentação a anos e fico impressionada como o assunto nunca se esgota, sempre tem uma novidade, a bem pouco tempo atrás nunca havia ouvido falar a respeito do mirtilo, mas parece que ele virou uma febre e está em boa parte de algumas receitas e eu fui pesquisar a respeito, compartilho aqui com vocês:





Mirtilo é ou era uma fruta pouco conhecida e  consumida a bem pouco tempo atrás. É uma fruta riquíssima em nutrientes, também conhecida  como blueberry e vendida na forma congelada, pelo "nomezinho" chique blueberry #Luxo você pode imaginar que a frutinha não é brasileira . A popularidade da frutinha por aqui se deu por uma novidade: é possível cultivar a fruta no Brasil. Alguns hortifrutis nas principais capitais do país já comercializam a fruta ¨in natura¨. O mirtilo tem muitas propriedades benéficas à saúde.




PROPRIEDADES DO MIRTILO:




- Antioxidante: Forte ação antioxidante e combate ao envelhecimento precoce. O mirtilo é rico em antioxidantes como os flavonoides, antocianidinas e resveratrol. Os antioxidantes são essenciais para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e o desenvolvimento de algumas doenças.

- Valor nutricional: Fornece vitaminas A, C, E e minerais como potássio, cobre, ferro e zinco.

- Anti-inflamatória e proteção celular:  Um estudo publicado no Journal of Nutrition em 2009 mostrou que o mirtilo atenua a resistência à insulina e protege contra a inflamação do tecido adiposo em ratos alimentados com uma dieta rica em gorduras (dieta obesogênica). Esses efeitos benéficos do mirtilo podem ser resultado da habilidade das antocianidinas do mirtilo ajudarem a regular genes inflamatórios. Essa pesaquisa sugere que o mirtilo tem ação de proteção celular e anti-inflamatória, conferindo benefícios ao metabolismo no combate às patologias associadas à obesidade.

- Ação anticâncer: O mirtilo contêm ainda ácido elágico e polifenóis. Esses componentes estimulam os mecanismos de eliminação de substâncias cancerígenas.

- Saúde Cardiovascular: O resveratrol presente no mirtilo ajuda a prevenir processos oxidativos que levam a formação de aterosclerose (placas de gordura nas artérias). Um estudo publicado no periódico Circulation em janeiro deste ano sugeriu que o consumo regular (3 vezes na semana) de mirtilos e morangos podem diminuir o risco de ataques cardíacos em mulheres. Os pesquisadores encontraram uma redução de praticamente um terço no risco de ataque cardíaco em mulheres que consumiam essas frutas regularmente. Os pesquisadores acreditam que essa ação pode ser resultado dessas frutas oferecerem grande quantidade de flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, protegendo a saúde cardiovascular. A antocianidina também pode contribuir na redução da formação de placas de aterosclerose, o que favorece também o fluxo sanguíneo.

- Regulação da glicemia:  O mirtilo tem baixo índice glicêmico, contribuindo na regulação da glicemia (açúcar do sangue). É uma excelente alternativa para pessoas que apresentam diabetes ou com intolerância à glicose

- Baixo valor calórico: A cada 100 gramas = 32 calorias. O que torna a fruta uma aliada nas dietas de emagrecimento.

SUGESTÃO DE CONSUMO:

- No café da manhã, acompanhando cereais ou iogurte;

- Na forma de sucos, vitaminas, smoothies ou shakes, utilizando a fruta fresca ou congelada

- Elaboração de recheios de tortas, bolos ou geléias

- Acompanham muito bem sorvetes, iogurtes e sobremesas

- A versão congelada conserva a ação antioxidante da fruta, e a vantagem é poder consumir durante o ano todo.



Vamos experimentar?



Até mais!
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Denny Baptista disse...

Por coincidência, hoje fiz uma torta "quase-Dukan" de Mirtilo para meus pais e irmã que estão aqui! Hehehe...

Nem provei porque como entrei na Dukan de vez, tchau frutas por uns tempos, rs...Mas eu já tinha comprado quando decidi entrar na Dukan, e nem usei pq decidi e pronto, comecei, rs... Enfim, usei hoje e eles adoraram.

Eu já havia provado ele in natura uma vez e achei super sem graça, pq ele é muito levemente adocicado... tem tipo a consistência da jaboticaba mais firme, mas acredito que no bolo, assado, tenha ficado doce, todo mundo gostou ao menos, rs...

É sem graça,mas não ruim, isso não. Eu comeria pelos benefícios, certeza!

Beeejs

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo