23 janeiro 2014

No frigir dos ovos

Olá Belas,


Ovos aliados ou vilões da sua dieta? - Bem Bela


Usei uma expressão bem popular para falar a respeito dos ovos, um alimento que tem feito diferença na minha dieta ( que atualmente é a Dieta Dukan <--- Clique para saber mais).

Por muito tempo foram considerados vilões e mocinhos das dietas, meu objetivo aqui é desmistificar algumas informações e compartilhar algumas coisas bem legais.

Apresentação:

O ovo é considerado, depois do leite materno, o alimento mais completo em termos de proteínas e nutrientes. é uma excelente opção nutricional pois tem preparo variado e fácil (bolos, pães, receitas diversas, omeletes, mexidos, fritos em óleo ou água, cozidos, no vapor, como a criatividade mandar), além disso super a carência de diversos nutrientes inclusive a vitamina B12 (normalmente quem ingere pouca carne, proteína tem carência desta vitamina).


Ovos na dieta - Bem Bela


As vantagens:

Uma das vantagens nas dietas para redução de peso é que o consumo de ovos reduz a ingestão de gorduras, carnes, e outros alimentos mais calóricos, fora isso é uma rica fonte de proteína de baixo custo em relação a carnes e aves por exemplo, com valor nutricional muito além.

A estrutura do ovo:

1. Casca: Parte do ovo rica em cálcio, pesquisas feitas com idosos com osteoporose mostram melhora na densidade mineral óssea. (curiosidade: a cor da casca do ovo indica apenas a cor da galinha que o colocou, galinhas brancas ovos de casca branca, galinhas vermelhas, ovos de casca vermelha).

DICA DE UTILIZAÇÃO DA CASCA: Preparo das cascas: Lave-as muito bem e deixe de molho em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária (como se faz com as frutas, verduras e legumes) para matar os microorganismos presentes. Coloque as cascas para secar no sol forte ou torre-as no forno por duas horas. Triture as cascas no processador, no liquidificador, ou soque com um pilão. Depois de trituradas, peneire-as. Guarde o pó mais fino em um vidro. É indicada a ingestão de uma colher de chá rasa de pó de casca de ovo por dia.

2. Clara: Porção gelatinosa do ovo, rica em albumina (tipo de proteína), é indicado consumo para pessoas que necessitam de reposição eficiente de proteínas, como complemento de dietas de emagrecimento ou deficientes em proteína.

3. Gema: Parte amarela e central do ovo, rica em vitaminas e sais minerais,  também responsável pelo mito do colesterol. Pesquisas indicam que o consumo de 4 ovos inteiros por semana não altera o colesterol. (Particularmente como 1 a 2 ovos por dia e meus exames são excelentes, mas na dúvida consulte seu médico.). Na gema você encontra: ferro, colina, ácido fólico, lecitina, biotina, , antioxidantes, luteínas, Vitamina B, Vitamina E, entre outros.

Os ovos são amplamente utilizados nas receitas por algumas de suas propriedades.

Propriedades do ovo:

1. Aglutinante: textura suave e uniforme;
2. Anticristalizante: a clara evita a cristalização do açúcar nos alimentos;
3. Aromatizante: aroma e sabor especial a massas e confeitos;
4. Coagulante: ação essencial em alimentos que precisam ser "ligados", como bolos e pães;
5. Corante: a luteína e zeaxantina conferem propriedades corantes apreciadas na culinária;
6. Emulsificante: a lecitina confere ao ovo equilíbrio entre óleo e água, essencial no preparo de maioneses.
7. Espumante: mediante emulsão de água ou ar, qualidade mais visível na clara mas que pode ser aplicada ao ovo inteiro (claras em neve por exemplo);

Valor Nutricional:



Interessante:


Vídeo: separando clara da gema - Bem Bela


Encontrei este vídeo com um método rápido e fácil para separar a clara da gema, recomendado para "dietantes" e "dukanianas" que como eu recorrem as receitas com claras!
Você vai precisar de: 1 prato, ovos, garrafa pet de 500 ml. 

Assista, é muuuito legal, vale a pena, são só uns minutinhos:



Espero que gostem.
Até  a próxima.



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Bruna disse...

Adoro, adoro, adoro!

Pri ;Mayer - Bem Bela Blog disse...

Bruna, que bom que gostou!

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo