20 fevereiro 2014

Como eliminar 1 Kg por semana?


Fórmula para eliminar 1 Kg por semana – Bem Bela


Para quem não tem tempo a perder como eu, entender, planejar e saber o que está fazendo estabelecendo metas é fundamental para ir direto ao ponto, acertar o alvo quando o assunto é perda de gordura.

Pesquisei e fui atrás de explicações que esclarecessem a minha necessidade de eliminar gordura com eficiência e de forma certeira e aproveito para compartilhar aqui com vocês.

Lembrando que nenhuma informação aqui exposta pode ser substituída pela orientação e acompanhamento profissional.

A pergunta que não quer calar dentro de mim é: “ - Afinal, qual é a fórmula “secreta” da perda de gordura? O que preciso fazer e o que precisa acontecer no meu corpo para que eu consiga eliminar algo em torno de 1 Kg por semana?”

Informações importantes:

Para responder a esta pergunta é importante saber que 1 grama de gordura (lipídio) tem 9 calorias (aprendi isso na cadeira de nutrição no curso de Técnico em Enfermagem e nunca mais esqueci.), a partir daí fazemos um cálculo:

[Sabendo que 1 Kg = 1000 gramas]

1 grama ------------- 9 calorias
1000 gramas------- (x ) calorias

Temos como resultado: 9000 calorias para se eliminar 1 Kg, porém a gordura corporal é também formada por 15% de água então eliminamos estes 15% de dos 9000 e chegamos ao resultado final de 7700 calorias!

Regra de três simples (e a matemática apavorando o povo, mas continua lendo que vai dar tudo certo!)

A fórmula “secreta” para eliminar pelo menos 1 Kg por semana:

Você precisa queimar em média 1100 calorias por dia, 7 dias na semana. [= 7700 calorias = 1 Kg na semana]

Isso quer dizer que além do seu metabolismo basal (varia de 1400 a 3000 calorias de acordo com idade/sexo e atividade física), que é o gasto calórico que seu corpo necessita para manter tudo funcionando perfeitamente e realizar as tarefas do dia a dia (batimentos cardíacos, temperatura corporal, funcionamento dos órgãos, respiração, locomoção, por exemplo), você precisa encontrar uma forma de queimar 1100 calorias/dia.



Como queimar as tais 1100 calorias por dia?

Eu tenho monitor cardíaco (frequencímetro) para medir os batimentos e calorias e certamente nunca cheguei a queimar 1100 calorias em 1 hora de atividade física, porém algo em torno de 600 a 900 calorias no máximo dos máximos. Uma hora de atividade física poderá resultar na queima de algo em torno 600 a 900 calorias de acordo com a modalidade de exercício e intensidade, além dos fatores físicos pessoais. Neste caso esta queima é suficiente e satisfatória, sabem por quê? Com a prática de exercício físico regular o seu metabolismo ficará mais acelerado e continuará a queimar mais calorias mesmo após o exercício. E você também pode investir em treinos específicos, do tipo HIIT que fazem justamente este trabalho de acelerar a queima pós exercício.

Com o cálculo acima, fica fácil compreender porque é tão difícil eliminar mais de 1 Kg por semana.

Neste caso os iniciantes e os mais pesadinhos ganham vantagem inicial (quanto mais pesar, maiores serão as perdas de peso nas primeiras semanas)

Eu espero ter esclarecido algumas dúvidas, lógico que o que escrevi aqui não é determinante, mas uma pesquisa em torno do assunto, e sabemos que cada organismo é único, para fins de conhecimento valeu para mim! Me animei a queimar mais calorias com atividade física.


Até mais.
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

Leeh Trindade disse...

Amei o post! Vou mostrar pro marido que começou a dieta dele mas faz uns 15 dias que não consegue perder nenhum grama! :/

beeeijos,
Miss Sainha

Ana Azevedo disse...

Gostei do post,ótimas dicas!

Bem Bela - Pri Mayer disse...

Leeh utem que ver se está seguindo a risca porções e uma dieta bem equilibrada...

Aninha que bom contar com tua visita!
Amo tu amiga!

Priscila Rodrigues disse...

Amei pri.
Iniciei minha dieta vou ser assidua do teu blog agora bjinhu

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo