03 fevereiro 2014

EMAGRECIMENTO: Desmascarando as mentiras que contamos para nós mesmas e para os outros

Olá Belas,



Senti falta de vocês este final de semana, fiquei off aqui do blog sábado e domingo, na verdade não tão off, eu estava acompanhando as visitações, respondendo e-mail, comentários, pesquisando algumas coisas legais, mas me refiro as postagens.

Tive um final de semana intenso de vigília na igreja, foram 12 horas de louvor, adoração e intercessão e resolvi tirar um tempo pra me refazer.

Foram muitas coisas que identifiquei em mim para melhorar, coisas pra se arrepender e ser transformada, agradeço a Deus que nunca desiste de mim!

Como no domingo eu não publiquei nossa postagem semanal de saúde emocional vou fazer isso hoje, na verdade compartilhar algumas coisas que tenho observado.



Esses dias rolou nas redes sociais e em um dos grupos do facebook que eu participo altas polêmicas, vi duas situações de moças postando seus "antes e depois" da dieta e exercícios e elas haviam eliminado mais de 20 Kg. Bom o que aconteceu foi que nos comentários as pessoas começaram a postar dúvidas se era a mesma pessoa e dessas dúvidas começaram a surgir comentários do tipo: "- com 20 e poucos anos tudo é mais fácil", "- ah ela conseguiu transformar o corpo assim porque sempre malhou e existe a memória celular.", " - Eu estou a 1 mês na academia e meu corpo não mudou." (gente esse último comentário foi um dos que mais me chamou atenção pela questão do IMEDIATISMO).

Se você é a autora de um desses comentários não se sinta ofendida, não estou aqui escrevendo para criticar mas para avaliarmos juntas uma questão importante: Nossas desculpas que nos afastam de nossos objetivos. Se quando você vê o sucesso de outra pessoa precisa de um argumento para justificar seu fracasso ou sua falta de resultado isso tem um nome: INVEJA, também tem outros nomes do tipo: COMPETIÇÃO, COMPARAÇÃO E MENTIRA e mentira da pior espécie que é a mentira que contamos pra nós mesmos tentando também convencer aos outros!

Isso pode parecer um pouco forte,mas ressalto, não estou aqui para ofender ninguém, mas para nos fazer pensar, já dei muitas desculpas pra mim mesma, e elas só me mantiveram no mesmo lugar. Seja coerente, se você tem 30 anos e sempre pesou mais de 100 Kg, busque ter a cada dia a melhor versão de você mesma, seja física, emocional ou espiritualmente,mas hoje estamos falando da parte física em específico. Se você se esforçar pode até virar uma miss fitness sim, ficar malhada, definida, mas caso esta não seja o objetivo da sua vida, que tal queimar uns "bacons" laterais, entrar naquela calça que nunca mais entrou, usar um salto sem sentir as pernas inchando e dor nos joelhos, é isso que me refiro! Mas por favor enquanto isso não critique o resultado alheio e nem se compare se exigindo o mesmo nível de resultado.



Muitas pessoas querem saber o que eu fiz para emagrecer 40 Kg em pouco mais de 1 ano, mas poucas pessoas estão disposta a trilharem seus caminhos, aproveitando coisas que já fiz e deram certo pra mim e descobrindo coisas novas, sendo desafiadas a romper estruturas, muitas das que me perguntaram isso nos últimos anos estão ainda obesas, 4 ou 5 delas (das que convivo e acompanho pessoalmente) estão mudando suas vidas, suas formas de pensar, de agir e de se relacionar com os alimentos e com o seu corpo, por elas tem valido a pena!

Com relação as desculpas e mentiras que contamos para nós mesmas e tentamos convencer os outros eu vou citar algumas e espero que você consiga assim como eu mudar sua mente e parar de criar gigantes maiores do que eles são, berreiras já temos suficiente, não precisamos aumentá-las com nossas palavras e atitudes negativas.

AS BARREIRAS:



- Depois do 30 é mais difícil emagrecer, ou com 20 e poucos anos é mais fácil: Esta frase está baseada no fato de o metabolismo ficar mais lento a partir dos 30 anos, porém eu mesma eliminei bons Kg e depois dos 30 anos (tenho 31 anos), minha mãe (49 anos - clique aqui para ver uma foto dela pós treino) com dieta e exercícios eliminou ano passado mais de 15 Kg e tem se mantido no peso. Para todo metabolismo mais lento existe a possibilidade de treinar mais, e hoje existem treinos do tipo HIIT que em 25-30 minutos aceleram seu metabolismo de forma a te dar excelentes resultados, e existem dietas ricas em fibras, informação, posto de saúde (aqui em Porto Alegre é possível fazer acompanhamento até em postos de saúde pública para tratar a obesidade e você consegue sim um atendimento de qualidade para iniciar).

- A memória celular: As células de gordura tem memória e quem ficou mais tempo gordinha tem mais dificuldade de emagrecer e de manter o peso após emagrecer, afirmação também baseada em fatos reais porém não tem memória celular que resista a você malhar mais e comer menos e comer certo, os resultados podem até demorar, mas se você permanecer eles virão.

- Estou malhando a 1 mês (6 meses) e nenhuma diferença: Ah o imediatismo... levou anos para engordar e quer emagrecer tudo depois de 24 horas de malhação (malhando 5 x na semana  1 hora ao dia por exemplo), ou malho mas meu corpo não ficou assim, seu corpo não pode ficar "assim" pois seu corpo é o seu e não o da outra, o que você malhar, comer, estiver disposta isso sim. Outra coisa importante já frequentei academia anos sem resultado porque ficava lá frequentando, ir na academia e treinar de qualquer forma não é suficiente, você precisa de acompanhamento e metas específicas, fazer corretamente os exercícios propostos e ter uma alimentação de acordo com os objetivos.

Lembrei de outra clássica:

- Eu tenho problema de tireoide, referindo-se a hipotireoidismo: Sim o hipotireoidismo afeta o ritmo metabólico, te deixa inchada, cansada, com sono, desanimada, demora sim mais para emagrecer,mas não te impede! Eu tenho hipotireoidismo desde os 16 anos, tomo remédio, as vezes de 125 mg as vezes de 112 mg, as vezes de 100 mg. São dosagens extremamente altas, porém para desmistificar se você fizer exames de sangue regularmente e tomar 1 comprimidinho ao dia na dose recomendada sua tireoide irá funcionar como a de uma pessoa que não tem a disfunção, então por favor, trate sua tireoide e pare de usar a pobrezinha como desculpa para sua falta de comprometimento com sua saúde.

Vocês perceberam que todas as barreiras tem um fundinho de verdade? Sim isso se chama sofisma, uma mentira que é tão bem fundamentada que parece verdade! MAS NÃO É!



Belas princesas, o objetivo desta postagem não ´te trazer peso e acusação, ma te fazer pensar, desmascarei suas desculpas mais usadas e possivelmente você esteja me detestando e pensando em contra-argumentos do tipo, falta de grana pra academia e alimentação, saúde pública do seu município péssima, pra isso também há solução, só não há solução pra uma coisa: querer continuar fazendo as mesmas coisas, da mesma forma e querer obter resultados diferentes. O fato de você ter tentado várias coisas e não ter dado certo não significa que mais nada dará certo, não baseie as suas frustrações com tentativas passadas na sua atual tentativa, reinvente-se a cada dia, seja renovada!

Espero que possamos refletir sobre nossas atitudes.
Você tem potencial!

Até mais!

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Bruna disse...

Belas palavras, Pri. Tenha certeza de que ajudou muita gente.

Vampiresa disse...

Ai que vergonhazinha de mim!!

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo