11 novembro 2014

Tudo que você sempre quis saber sobre: Konjac, Shirataki, Konhaku ou macarrão milagroso

Oi pessoal!




Conforme prometido vou postar aqui minha experiência com o shirataki de konhaku, ou konjac, ou ainda como é conhecido "macarrão milagroso".

O período de validade, como conservar:

Comprei 2 pacotes de 200g, ele vem hidratado, em um saco com água e é necessário manter refrigerado. Minha embalagem não veio com nada escrito, sem prazo de validade, o que achei bem esquisito, mas fui informada que dura mais de 1 mês na geladeira desde que seja trocada periodicamente a água. --> Shirataki no meu instagram <---

O negócio é abrir o saquinho, colocar em um pote com tampa bem fechada e a cada 2 dias ir trocando a água até consumir.



Do que é feito:

Fui pesquisar de que afinal é feito o konjac: de uma batata, sim de um tipo de batata japonesa, chama-se "konnyako ima" em uma surpreendente mistura de soda caústica, sim você leu certo e eu não escrevi errado, não vou me ater em passar a receita para preparar em casa, pois sai caro importar essa batata do Japão e ainda dá o maior trabalho preparar, MAS se tiver curiosidade como eu, você pode encontrar neste blog informações sobre como é produzido e de que é feito o macarrão milagroso, ou konjac, ou shirataki.



(Se ainda assim você não desanimou, continue lendo este post com mais informações)

O preparo do Konjak:



Retire o produto do saquinho, jogue a água fora, coloque o shirataki em uma peneira e lave em água corrente para tirar resíduos.


Coloque o shirataki em uma panela com água fervente, como se estivesse preparando macarrão, deixe uns 3 minutos, troque a água por uma nova porção de água fervente e acrescente temperos a gosto, o shirataki não tem gosto de nada. Depois de alguns minutos, de 3 a 5 minutos retire a água. Prepare um molho/acompanhamento a parte e acrescente no shirataki.

Textura:

Você pode ferver por muito mais tempo que o indicado, a massa NUNCA derrete (tudo bem não tentei cozinhar por 5 horas seguidas risos). Ela é gelatinosa e até para mastigar é meio "borrachuda".

O sabor:

Não tem gosto nenhum, você precisa temperar bem. A graça do shirataki está nas propriedades e no fato de parecer que você está comendo macarrão, para quem faz dietas low car, como a Dukan por exemplo e está a dias sem faz toda diferença.

Fama emagrecedora:

Se deve a fibra da batata, um tipo especial de fibra absorvente chamada "Glucomanann" .
Essa fibra enche o estômago aumentando a sensação de saciedade. Além disso tem alto poder de absorção, absorvendo gorduras ingeridas na alimentação. 

Minha experiência com relação a isso, foi que preparei 200g do shirataki com atum e requijão zero de molho para acompanhar e só consegui comer 100 g  dele pois sacia muito e eu não sou de me saciar com pouca coisa (risos).

Não confunda:



Jamais confunda o shirataki com o Bifum (também conhecido como harusame), o bifum não é permitido na dieta Dukan, informação importante para os adeptos. 
O Bifum é uma massa feita de farelo de arroz, possui 300 Kcal em aproximadamente 100 g de macarrão segundo alguns rótulos que andei pesquisando. Não tem as propriedades do shirataki, portanto CUIDADO!

Onde encontrar e valores:

Passei alguns dias a procura do "macarrão milagroso", moro na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e o primeiro lugar que me veio a mente foi no mercado público da cidade - me dei mal - não encontrei e fui a caça, depois de algumas horas encontrei dois lugares que fornecem o shirataki, konjac, ou macarrão milagroso aqui na cidade de Porto Alegre. 

Será que eu conto? Claro que sim! kkkk

Anote aí:

- CENTRO: Japan House - Rua General Vitorino, 172, Centro, Porto Alegre. - Telefone: (51) 3228-4768. - Google+ - Valor hoje: R$ 13,50 pacote com 200g.

- ZONA NORTE: Hikari Produtos Orientais - Av. Sertório, 6121, Loja 24, Bairro Sarandi - Telefone: (51) 3347-7125 - Valor hoje: R$ 10,90 pacote com 200g.

IMPORTANTE: Na Japan House é necessário ligar e deixar reservado, encomendar previamente o produto, o que garante um produto sempre novo e fresquinho.



LEIA TAMBÉM:


Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Teresa Gama disse...

Bom dia,
Obrigada pelas informações principalmente os detalhes do preparo e a diferença entre Shirataki e Bifum.
Estou procurando por ele em Resende, mas só chega no Mundo Verde em duas semanas.

literatura no detalhe disse...

Muito obrigada! Amei aprender com tanto bom humor!!! Kkkk

literatura no detalhe disse...

Muito obrigada! Amei aprender com tanto bom humor!!! Kkkk

literatura no detalhe disse...

Muito obrigada! Amei aprender com tanto bom humor!!! Kkkk

Anônimo disse...

Boa noite, sou de Porto Alegre tb e estou a procura desse macarrão, obrigada pelas dicas dos lugares! Qual valor pagaste por embalagem? Obrigada.

Cristina Gigante disse...

Comprei hoje na japesca do mercado público.
A embalagem tem uns 400g e custou 13,00

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo