04 dezembro 2014

Dieta Dukan e a Contracepção Hormonal

Compartilho essas informações de fontes seguras, deppis de muitas pessoas me perguntarem se "a dieta dukan ajuda a engravidar?". Realmente conheço algumas pessoas na web que engravidaram durante a dieta mesmo tomando anticoncepcionais e hoje vamos desmitificar o tema:



Muitas mulheres jovens estão preocupados sobre se é seguro usar contraceptivos hormonais, juntamente com uma dieta rica em proteínas. Embora a dieta de Dukan não é uma contra-indicação para o uso de contracepção hormonal, vale a pena descrever como pode uma dieta influenciar o seu ciclo e como evitar a perda de eficácia das pílulas.

A informação aqui apresentada não se aplica à dieta Dukan exclusivamente mas aplica-se a qualquer dieta que é rica em proteínas, rica em fibras e faz com que a queima de gordura se intensificaram. 

Em primeiro lugar, observe que cada dieta faz mudanças em seu corpo, o que também se refletem no sistema hormonal.Portanto, em geral, a dieta pode conduzir a perturbações do ciclo menstrual. Se estiver a tomar comprimidos durante uma dieta rica em proteínas, podem ocorrer pequenos sangramentos no meio do ciclo e pode atrasos também. A "quebra" de gorduras ocorre no fígado e o uso das pílulas anticoncepcionais afetam o fígado, portanto, vale a pena,  realizar testes de função hepática antes de iniciar a dieta e informar o seu ginecologista sobre a dieta. Quando o nosso corpo queima gordura, os estrógenos são liberados. Isto pode afetar o ciclo menstrual e, em alguns casos (raro) há possibilidade de que o desempenho de alguns comprimidos sejam afetadas de forma negativa.

Em caso de utilização de contraceptivos hormonais orais durante a dieta Dukan, recomenda-se tomar os comprimidos na mesma hora todos os dias (ou semanas, ou qualquer que seja seu intervalo ). Observe também que o aumento das quantidades de fibra na dieta Dukan, o farelo de aveia altera o tempo necessário para absorver a maioria dos nutriente e também das drogas (fibra retarda a absorção). Assim, é necessária a consulta com seu médico. Mas a menos que o seu médico lhe diga o contrário, é lógico que tomar os comprimidos em tais momentos do dia que irá garantir melhor absorção dos medicamentos que você está tomando. É preciso também ter em mente para não comer alimentos que contêm grandes quantidades de fibras - como farelo de aveia - antes de dormir (ou em geral: antes do horário de tomar os medicamentos).





Menstruação
  • Vou ficar menstruada e, embora sem cometer excessos, eu engordei. Isso é normal?
65% das mulheres ganham peso antes da menstruação e aquelas que não apresentam este quadro são menos afetadas pelo estrogênio. Do quinto ao vigésimo oitavo dia do ciclo, você fabrica estrogênio que não é totalmente eliminado no dia a dia. Resultados: de forma lenta, porém persistente, você acumula concentrações suficientes e capazes de provocar retenção hidrica, inchando os seios causando irritabilidade e gerando fome. A partir do vigésimo dia, o acúmulo é tal que os sintomas pré-menstruais aparecem e, quando alcançado o vigésimo quinto dia, você pode muito facilmente conter em si de 1 a 3 litros de água suplementares, de acordo com cada mulher, ou seja, de 1 a 3 kg a mais na balança. Quando iniciada a menstruação, propriamente dita, você não mais secretará estrógeno e o peso diminuirá rapidamente. Moral da história, durante estes 5 últimos dias não beba em demasia, ingira pouco sal e evite qualquer excesso.
  • Desde o terceiro dia da dieta, comecei a ter pequenos sangramentos todos os dias, estaria isso ligado à dieta?
Não conseguimos entender ao certo como a sua alimentação poderia ter influência sobre o seu ciclo menstrual. Isso pode ocorrer no caso de você tomar uma pílula bem fraca e beber exageradamente durante o dia. Explicamos: quando se toma uma pílula muito fraca, o princípio ativo é limitado. Quando se bebe muita água, você elimina muita urina e dilui o sangue através de uma passagem acelerada pelos rins. Consequentemente: você elimina um pouco mais dos hormônios contidos em sua pílula, a concentração torna-se ligeiramente insuficiente e os sangramentos aparecem. Assim sendo, caso este fato provenha desta hipótese, ou você bebe um pouco menos de água ou solicita ao seu médico ou ginecologista para prescrever uma pílula um pouco mais forte. Entretanto, confirme primeiramente a hipótese falando a respeito com o seu médico.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo