09 fevereiro 2015

Benefícios da Linhaça



Excelente aliada da saúde! A linhaça possui uma alta densidade nutritiva, apesar de alguns acharem um pouco calórica (cerca de 70 kcal/colher). Além de ser rico em fibras, que reduzem a absorção de gordura, colesterol e carboidratos ingeridos, contribuindo para o bom funcionamento do nosso intestino e proporcionando saciedade, este superalimento contém gorduras da família ômega 3, que podem ajudar no controle do colesterol, na prevenção de doenças cardiovasculares e na saúde do sistema nervoso. Além disso, tem ação anti-inflamatória natural. Para as mulheres na menopausa, a linhaça é uma ótima aliada, já que contém vitaminas, minerais e lignanas, substância que pode amenizar aqueles sintomas – chatinhos – como calor excessivo, secura vaginal, ardor/dor durante a relação sexual, alterações do sono e até mesmo o surgimento de osteoporose.
Como consumir: em cápsula, farinha ou semente.



Dica: Deixe a semente de linhaça de molho para que vire um gel que proporciona saciedade e é um verdadeiro curinga para receitas, podendo substituir ovo em bolos, tortas, etc. Para aumentar a saciedade é consumir uma colher de sopa de semente de linhaça hidratada antes das principais refeições, ou nas refeições que você sente mais fome. Mas atenção, aos contadores de calorias: Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 62 kcal, 3,9g de fibra, 3g de ômega 3 e 0,9g de ômega 6. Os benefícios compensam as calorias, vale a pena consumir, mas para quem tem muito peso a eliminar não dá para sair “despejando” linhaça em cima de tudo (sucos, saladas...), o consumo em excesso pode travar sua balança.



Segredinho: a linhaça também pode ajudar a amaciar os cabelos cacheados, lidando com o frizz. Para a máscara capilar, leve ao fogo 1 colher de linhaça e um copo com água, por 5 minutos. Retire ainda fervendo. Coe ainda bem quente (se esfriar não passará pela peneira) e fique com a parte líquida. 

Como usar: Depois de lavar os cabelos, aplique o gel nos fios molhados, retire o excesso com toalha de papel. Aperte os cachos para que fiquem bem modelados. O gel dura até uma semana, se colocado em recipiente tampado na geladeira.

Benefícios de cada forma de consumo da linhaça:

FARINHA      à   + fibras            
A farinha de linhaça é rica em fibras. Excelente aliado para o processo de perda de peso, já que regula o intestino e dá sensação de saciedade.

 ÓLEO       à     + ômega 3             
Ótima opção de suplementação de ômega 3 para quem não consome ou é alérgico a peixe.

 SEMENTE    à      + Nutrientes

Pura ou em gel, é uma opção que permite o aproveitamento ao máximo dos nutrientes da linhaça.

Fonte: Revista Natue

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo