06 julho 2015

Lanches saudáveis para levar na bolsa: Snacks de frutas secas

Um dos maiores desafios para quem deseja manter uma alimentação equilibrada são as refeições feitas fora de casa. Muitas horas no trabalho, no deslocamento em trânsito nos fazem vulneráveis aquela fome repentina.

Para estes momentos nada melhor do que ter opções de lanches saudáveis a mão.

Hoje quero ensinar uma receita muito prática de frutas desidratadas, para armazenar em potinhos de vidro ou saquinhos e ter sempre por perto.


A vantagem desta receita em relação a algumas versões que encontramos aqui no Brasil de maçãs secas por exemplo é que são livres de açúcar e conservantes.
Então vamos ao passo a passo:

A ESCOLHA:

Separe frutas maduras, sem aqueles "machucados", frescas, manga, laranja, bananas, pêras, pêssegos, morangos, remova os caroços e corte em fatias bem finas e uniformes, quanto mais finas as fatias melhor a secagem. Opcional: mergulhar as frutas depois de limas em água com suco de meio limão, deixar uns minutos e depois secar com papel toalha.

A SECAGEM: 


Pré aqueça o forno em 160-180 graus. Disponha as fatias de frutas numa forma anti aderente e leve ao forno. As frutas não podem encostar nas bordas da forma e deve-se deixar o espaço de 1 dedo pequeno entre uma e outra fatia. Uma dica especial para iniciantes é utilizar apenas um tipo de fruta por fornada, isso uniformiza o tempo de permanência no forno. Li em alguns lugares que pesquisei receitas que algumas pessoas costumam deixar o forno levemente aberto durante o processo de secagem. As frutas devem ser viradas de 30 em 30 minutos. O ponto ideal é que fiquem durinhas por fora e macias por dentro


ARMAZENAMENTO:




O tempo de preparo varia de 4 a 8 horas, sim bem demorado, mas vale a pena. Uma dica legal é envolver a família e as crianças no processo, esperar um dia frio e aproveitar. Pense no tempo como um investimento pela sua saúde. Depois de pronto o processo deixe as frutas descansarem por 12 horas no forno para só então armazenar em potes de vidro bem fechados. 



TEMPO APROXIMADO DE SECAGEM:

Abaixo uma estimativa de quanto tempo aproximadamente cada fruta levaria para completar a secagem:






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo