20 março 2017

Jejum intermitente: benefícios para a saúde

Este post é parte da série "Jejum Intermitente". Se você ainda não leu, recomendo: 



Jejum intermitente tem sido um assunto muito polêmico e discutido nos últimos tempos, porém não se trata de um "modismo" mas de algo que fez parte da evolução da espécie humana.
Quando você jejua, várias coisas acontecem em seu corpo no nível celular e molecular.
Por exemplo, seu corpo altera os níveis hormonais para tornar a gordura corporal armazenada mais acessível para ser usada como combustível, principalmente se associado a uma dieta de baixos carboidratos (dieta lowcarb). Seu corpo passa a trabalhar como um carro flex e entende que o melhor combustível é a gordura corporal armazenada.
Suas células também iniciar processos de reparação importantes enquanto você jejua, existem estudos bem sérios que associam o jejum a melhora de quadros de cancêr e outras patologias, mas meu objetivo aqui não é me tornar muito teórica mas trazer informações numa forma clara e simples. (A respeito de câncer e dieta lowcarb/jejum intermitente você pode escutar podcasts da tribo forte conforme os links: 
Aqui estão algumas mudanças que ocorrem em seu corpo quando você jejua :
  • Hormônio do crescimento (GH): Os níveis de hormônio do crescimento disparam, aumentando em até 5 vezes. Isso tem benefícios para perda de gordura e ganho muscular, para citar alguns estudos, seguem links já com google tradutor que comprovam esta afirmação. ( 4 , 5 , 6 , 7 ).
  • Insulina: a sensibilidade à insulina melhora significativamente e os níveis de insulina caem dramaticamente. Baixos níveis de insulina tornam a gordura corporal armazenada mais acessível para ser usada como combustível. Link do estudo no google tradutor. ( 8 ).
  • Reparação celular: Quando estão em jejum, suas células iniciam processos de reparo celular. Isso inclui a autofagia , onde as células digerem e removem proteínas antigas e disfuncionais que se acumulam dentro das células ( 9,10 )
  • Expressão gênica: Existem alterações na função dos genes relacionados à longevidade e à proteção contra a doença ( 11 , 12 ).
Essas mudanças nos níveis hormonais, função celular e expressão gênica são responsáveis ​​pelos benefícios para a saúde do jejum intermitente.
Para aprofundar no assunto recomendo você escutar o podcast: Tribo forte: O que você precisa saber sobre o assunto.

Aqui estão os principais benefícios para a saúde do jejum intermitente:
  • Perda de peso: Como mencionado acima, jejum intermitente pode ajudá-lo a perder peso e gordura da barriga, sem ter que conscientemente restringir calorias. Links de estudos detalhado -->  ( 1 , 13 ).
  • Resistência à insulina: O jejum intermitente pode reduzir a resistência à insulina, diminuindo o nível de açúcar no sangue em 3-6% e os níveis de insulina em jejum em 20-31% Links de estudos detalhado --> ( 1 ). Isso deve proteger contra o diabetes tipo 2.
  • Inflamação: Alguns estudos mostram reduções nos marcadores de inflamação, um importante fator para redução de muitas doenças crônicas Links de estudos detalhado --> ( 17 , 18 , 19 ).
  • Saúde do Coração: O jejum intermitente pode reduzir o colesterol LDL, triglicérides no sangue, reduz fatores inflamatórios, açúcar no sangue e resistência à insulina. Estes são todos fatores de risco para doenças cardíacas. Links de estudos detalhado -->  ( 1 , 20 , 21 ).
  • Câncer: estudos em animais sugerem que o jejum intermitente pode ajudar a prevenir o câncer. Links de estudos detalhado -->  ( 22 , 23 , 24 , 25 ).
  • Saúde do cérebro: O jejum intermitente aumenta o hormônio cerebral chamado BDNF e pode auxiliar o crescimento de novas células nervosas Links de estudos detalhado --> ( 26 , 27 , 28 ). Pode também proteger contra a doença de Alzheimer ( 29 ).
  • Anti- envelhecimento : jejum intermitente pode prolongar a vida útil em ratos.Estudos mostraram que os ratos em jejum vivem tanto como 36-83% mais Links de estudos detalhado -->( 30 , 31 ).

LEIA TAMBÉM: 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo