15 março 2017

Jejum intermitente para iniciantes





O jejum intermitente (JI) é um dos assuntos e temas mais polêmicos e se eu posso assim dizer, uma "tendência" quando o assunto é saúde e fitness.
Muitos adeptos a prática estão usando para obter benefícios em termos de perda de peso, melhoria na saúde e simplificar o estilo de vida e alimentação, voltado para alimentos mais saudáveis, comida de verdade, menos industrializados, alternando preferencialmente estes tipos de alimentos com períodos de "não alimentação" = jejum.
Muitos estudos mostram que o jejum intermitente pode ter efeitos poderosos em nosso corpo e cérebro, e pode até ajudar em termos de longevidade. 
Sou adepta e praticante do jejum intermitente associado a uma dieta lowcarb, meu objetivo com este post não é estimular a prática e nem recomendar, porém compartilhar minha experiência e benefícios com a prática e alertar sobre cuidados.
Gosto muito de ressaltar que jejum intermitente para mim é consequência NATURAL de uma alimentação baseada em alimentos encontrados na natureza, consequência natural de uma dieta lowcarb saudável e algo que não pratico com sacrifício mas acontece de forma natural por estar saciada.
Se o seu plano é manter uma dieta rica em carbos e industrializados e para "compensar" ficar horas e mais horas sem comer este post não é pra você! JI não é milagre, e você só conseguirá ferrar seu metabolismo e saúde com esta prática. Feito todos os alertas seguimos.


O que é jejum intermitente?

O jejum intermitente (JI) é um termo para um padrão alimentar que alterna naturalmente períodos de jejum (não alimentação) e alimentação.
Não é uma "dieta" no sentido convencional. Não se trata de um "modismo", mas de algo que sempre aconteceu com a raça humana, foi o padrão alimentar dos nossos ancestrais e ele sempre deu certo, caso contrário não estaríamos mais aqui enquanto espécie humana. Na era paleolítica não existiam supermercados, nem barrinhas de cereais (graças a Deus! kkk), havia caça, coleta, num determinado período se enchia a pança e em outro descanso, exercícios e mais caça e coleta, muitas vezes em jejum.
Métodos de jejum intermitentes comuns envolvem jejuns diários de 16 horas, ou jejum por 24 horas, aplicados algumas vezes na semana.
Os seres humanos têm sido realmente jejum durante a evolução. Às vezes era feito porque a comida não estava disponível, e também fazia parte das principais religiões, incluindo o Islã, o Cristianismo e o Budismo.

Existem vários métodos de jejum intermitentes diferentes, que dividem o dia ou a semana em períodos de alimentação e períodos de jejum.
A maioria das pessoas já faz um jejum curto todos os dias, durante o período do sono. Trata-se de algo simples e natural.
Você pode fazer um jejum de 12 horas jantando as 20:00 horas e tomando seu café da manhão às 8 horas da manhã. É uma forma muito fácil e natural de iniciar na prática do jejum intermitente. 
Se desejar experimentar um jejum de 16 horas você pode jantar por exemplo às 20 horas, pular o café da manhã e almoçar ao meio dia.  Se você fizer isso todos os dias da semana, e restringir o seu "comer" a uma janela de oito horas diárias de alimentação. Esta é a forma mais popular de jejum intermitente, conhecido como o método 16/8.
Para algumas pessoas o termo jejum, está associado muitas vezes a períodos de fome, fraqueza, privação e sacrifício, normalmente fazemos jejum por conta de exames de sangue. Porém muitas pessoas tem relatado sentir mais disposição e energia durante períodos de jejum.
Minha experiência pessoal com jejum intermitente é muito positiva, me sinto disposta e livre para ocupar melhor o meu tempo, sem gastos extras com lanches fora de casa e refeições. A fome geralmente não é um grande de um problema, ou algo que me afete e nem a muitas pessoas que praticam JI que eu conheço. No início, primeira ou segunda vez em JI de 16-24 horas isso até atrapalhou mas não impediu, era meu corpo se acostumando com os jejuns e se adaptando. Sigo tranquila e naturalmente jejuns de 16 horas quase que diariamente, jejuns de 24 horas uma ou duas vezes na semana. 
Como fazer jejum? Não coma! Nenhum alimento é permitido durante o período de jejum, mas você pode beber água, chá e café e outras bebidas não calóricas.
Algumas formas de jejum intermitente permitem pequenas quantidades de alimentos de baixa caloria durante o período de jejum.

Aqui falamos a respeito de JI de um modo bem geral, no próximo post irei explicar sobre tipos de jejum intermitente existentes. Se tiver alguma dúvida deixe seu cometário, tentarei responder.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

© Bem Bela - 2013. Todos os direitos reservados.
Design desenvolvido por: Colorize Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo