Dieta lowcarb para iniciantes - Guia Básico

06 janeiro 2017


A pedidos venho atualizar o blog com algumas informações importantes a respeito do meu novo estilo de vida alimentar.
Este é um resumo bem básico e não aprofundado para iniciantes, aos poucos vou aprofundando e linkando estudos aqui para complementar as informações.
Esta postagem tem por intuito ser um GUIA RÁPIDO, BÁSICO E FÁCIL para leigos e iniciantes.



INTRODUÇÃO | DEFINIÇÃO: 

Dieta LOWCARB, ou dieta "baixa" em carboidratos.
Parte importante de uma dieta lowcarb não é somar, calcular e montar cardápios e estratégias mirabolantes, mas minimizar o consumo e a ingestão de açúcar e amidos. Significa reprogramar seu corpo para aprender a comer comida de verdade, escolher o melhor combustível para o seu corpo e aprender a reprogramá-lo a ponto de entender o que é FOME REAL e SACIEDADE.  

Muitos estudos científicos sérios mostram que uma dieta baixa em carboidratos faz com que seja mais fácil perder peso e controlar a glicemia e isso é apenas o começo. 




O BÁSICO:

COMA: carne, peixe, ovos, hortaliças e gorduras naturais das carnes, manteiga, óleo de coco, azeite de oliva; 

EVITE: Açúcar e alimentos ricos em amido (pão, massas, arroz, feijão, batatas, óleo de oliva, canola, margarina) 

PORÇÕES: Inicialmente coma livremente quando estiver com fome e até ficar satisfeito. É simples assim! | Minha experiência pessoal: inicialmente fazia várias refeições ao dia e comia quase o tempo todo com medo de sentir fome, depois de 3 dias comendo apenas comida de verdade passei a naturalmente me sentir saciada com menos comida e precisando comer menos vezes ao dia.

Você não precisa contar calorias, pesar seu alimento. É necessário apenas esquecer produtos industrializados, principalmente os produzidos com amidos e os diet, light ou baixo teor de gordura... perca o medo da gordura natural dos alimentos! 

POR QUE FUNCIONA: Existem sólidas razões científicas pelas quais as dietas com baixo teor de carboidratos funcionam. Quando você evita açúcar e amidos o seu nível de açúcar no sangue (glicose) estabiliza e por consequência os níveis de insulina , que a grosso modo é o hormônio que influencia no armazenamento de gordura. Menos amido e menos açúcar = baixo açúcar no sangue = baixa insulina = aumento na queima de gordura e você mais saciado!

QUEM PODE SEGUIR DIETA LOWCARB: a princípio não existem contraindicações ou pessoas que não possam passar a comer comida de verdade no lugar da industrializada, porém existem grupos de pessoas que precisam realizar adaptações e talvez buscar apoio profissional para adaptar, são elas:

- Pessoas que fazem uso de insulina e medicações para diabetes ( o baixo consumo de carboidratos pode exigir ajuste na dosagem da insulina) 
- Pessoas em uso de medicamentos para pressão baixa (baixo consumo de industrializados reduz consumo de sódio que pode interferir e causar uma baixa natural dos níveis de pressão e poderá ser necessário ajuste de dose das medicações);
- Mulheres amamentando;

EFEITOS INICIAIS:

Sim senti na pele alguns deles, bem desagradáveis, mas longe de me intimidarem me fizeram perceber o quão VICIADA em açúcar e amido eu era!


Se você parar de comer açúcar e amido, você tem grandes chances de experimentar alguns efeitos colaterais a medida que seu corpo se ajusta. Para a maioria das pessoas estes efeitos colaterais tendem a ser leve e durar apenas alguns dias. Existem também maneiras de minimizá-los.

Efeitos secundários frequentes na primeira semana:




(Experiência pessoal: Parabéns para mim que tive todos eles, morri chorando achando que iria morrer, que a vida perdeu a graça mas resisti, os primeiros 3 dias foram horríveis, a primeira semana ruim, na segunda semana me senti uma sobrevivente e segui adiante )
  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Tontura
  • Palpitações cardíacas
  • Irritabilidade
  • Mal hálito
  • Intestino "solto" ou "preso"
  • Câimbras
  • Redução inicial no desemprenho em exercícios físicos

Os efeitos colaterais diminuem rapidamente conforme seu corpo se adapta e sua queima de gordura aumenta. Eles podem ser minimizados bebendo mais líquidos e temporariamente aumentando a sua ingestão usual de sal; Outra opção para minimizar é consumir brodo (um caldo salgado feito de ossos de galinha, oi, ou porco - prefiro mil vezes o galinha por ser mais saboroso e rápido de preparar - RECEITA AQUI AGUARDE O LINK)
A razão para isso é que os alimentos ricos em carboidratos podem aumentar a retenção de líquidos em seu corpo. Quando você para de comer alimentos ricos em carboidratos você vai perder o excesso de água através de seus rins. Isso pode resultar em desidratação e falta de sal durante a primeira semana, antes que o corpo tenha se adaptado.
Algumas pessoas preferem diminuir a ingestão de carboidratos lentamente, durante algumas semanas, para minimizar os efeitos colaterais e outras preferem cortar de vez. De qualquer forma a redução do açúcar e do amido vai resultar inicialmente em vários quilos perdidos dentro de alguns dias. Isso pode ser principalmente líquidos, mas é ótimo para a motivação ver os ponteiros da balança diminuindo, as medidas reduzindo e as roupas ficando mais soltinhas no corpo.

LEIA TAMBÉM:











11 comentários:

  1. Vou começar essa semana depois da dieta do ovo.

    ResponderExcluir
  2. Vou aderir a essa dieta. Minha alimentação é muito descontrolada, sou fã de massas e muito pão. Meu corpo precisa disso

    ResponderExcluir
  3. Comecei devagar porque, a comida sempre foi um fator importante pra mim, noconvívio familiar e eu gosto de cozinhar e de comer, mas agora estou super me adaptando!

    ResponderExcluir
  4. Nunca pensei que a dieta low carb ia fazer eu eliminar peso rápido,estou amando esse novo estilo de vida que pra mim é pra sempre.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse meu novo estilo de vida e espero manter a vida assim.
    Seu texto é ótimo e irei partilhar com muita gente.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Preciso emagrecer urgentemente,suas explicações são bem claras,não tem como errar.

    ResponderExcluir
  7. Só preciso da lista de compras,pois não encontrei.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, amiga. Comecei esta dieta na segunda feira 14/09/20, agora. Estou com o instestino solto. E com um pouco de fadiga. Ainda bem que é normal. Obrigado pelas dicas. Vou sempre está aqui.

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL