Como iniciar a dieta lowcarb

25 junho 2018

dieta-lowcarb-na-pratica

Então você já leu sobre o que é dieta lowcarb, selecionou sua listinha de compras, eliminou alguns alimentos da sua dispensa e está pensando em finalmente em iniciar, mas ainda falta coragem e você tem dúvidas. Esta publicação é para você que precisa de segurança e precisa entender como e por onde começar efetivamente. Quero compartilhar 6 estratégias que vivenciei que poderá garantir seu sucesso nesta jornada.
Mas antes você precisa saber destas verdades:
► Há uma chance de você se sentir desconfortável, mal, desesperado e ter sonhos com pães e massas como eu tive nos primeiros dias. 

► Vai ser preciso disciplina. E compromisso. Eu não vou te mentir, os primeiros dias podem ser realmente difíceis. 

► Você não vai derreter quilos de gordura corporal magicamente durante a noite e eliminar em 20 Kg em 10 dias como algumas pessoas fantasiam por aí após ver fotos de antes e depois. 

► Os benefícios de uma melhor digestão, mais energia e clareza mental também não acontecerão imediatamente.

lowcarb-comece-aos-poucos

Dica 1: Começar uma dieta baixa em carboidratos da maneira saudável reduzindo a ingestão geral de carboidratos.

Comecei a ler sobre, estava disposta mas confesso que quando iniciei a dieta pela primeira vez passei 1 mês me preparando para iniciar de verdade sem "desculpinhas" ou escorregões desnecessários. Quão saudável sua dieta é agora irá determinar o quão bem você se ajusta a uma dieta baixa em carboidratos. Comendo muito açúcar agora? Então você pode ter mais dificuldade em mudar para uma dieta baixa em carboidratos. Por outro lado, iniciar uma dieta lowcarb será mais fácil se você já estiver limitando açúcar, carboidratos ricos em amido e alimentos processados/industrializados. Funcionou muito bem para mim e poderá funcionar para você. Se você estiver se perguntando como iniciar uma dieta baixa em carboidratos, comece devagar e prepare-se semanas antes de "cortar geral".

Vamos a um exemplo prático? Se suas refeições hoje fossem assim:

Café da manhã: Pão, cereais, frutas, leite
Almoço: Sanduíche natural, hamburguer com batatas fritas ou  o trio arroz/feijão/carne.
Lanche da tarde: barrinhas de cereais, iogurte e frutas, cereais, biscoitos ou o mesmo que o café da manhã.
Janta: Macarrão, mesmo que o almoço.

Então todas as quatro refeições citadas como exemplo contêm alimentos ricos em carboidratos. Para evitar se sentir potencialmente deprimido, lento e ansioso, reduza sua ingestão de carboidratos gradualmente fazendo melhores escolhas ou substituições durante as semanas que precedem seu início na alimentação lowcarb.

Em vez daquele cereal no café da manhã, ou pão no café da manhã coma alguns ovos, queijo cottage e um pedaço de torrada bem pequeno rica em fibras na primeira semana e retire ela na segunda semana. Se bebe leite desnatado prefira o integral e depois substitua por um café simples ou café com leite de coco por exemplo. Depois de alguns dias, você pode reduzir a quantidade de carboidratos que normalmente tem no almoço. Mesmo com o jantar alguns dias depois disso.

lowcarb-e-treino

Dica 2: Uma coisa de cada vez.

Seu corpo está acostumado a usar carboidratos para obter energia. Se você repentinamente troca de combustível (sua gordura corporal armazenada) é como despejar diesel em um motor a gasolina. Seu carro entra em choque. E assim será o seu corpo por alguns dias ou mais até que se acostume a usar as gorduras corporais como combustível (falando a grosso modo).

É muito normal a pessoa entrar em desespero para emagrecer e começar TUDO junto, ao mesmo tempo, tudo que nunca fez antes na sua vida e se matricular em todas as aulas disponíveis na academia, iniciar um treino de musculação pensando " - agora vai!". Se você está começando uma dieta lowcarb, uma das piores coisas que você pode fazer é se exercitar, principalmente se você já não fazia isto antes.

Claro, tenha lazer, se movimente, suba escadas, jogue bola com os filhos e sobrinhos. No entanto, é melhor evitar exercícios vigorosos nas primeiras duas semanas de sua dieta com pouco carboidrato. Fazer cardio de alta intensidade ou treinamento com pesos será um choque para o seu corpo enquanto você está começando uma dieta lowcarb. Além disso, você provavelmente não terá energia para alimentar um treino hardcore enquanto estiver se acostumando com uma dieta baixa em carboidratos. Depois de algumas semanas, no meu caso foram 6 a 8 semanas, seu corpo irá responder muito bem.

O mesmo vale para o jejum intermitente. Primeiro aprenda a comer certo e depois de algumas semanas com corpo mais adaptado inicie um processo GRA-DA-TI-VO de jejum conforme se sentir confortável.

O bom jejum intermitente é aquele que acontece de forma "orgânica", "natural" como resultado de estarmos satisfeitos, bem alimentados e bem nutridos acima de tudo.

Fazer jejum intermitente no começo da lowcarb ou com uma alimentação ainda rica em carboidrato pode ser um gol contra. Clique aqui e entenda mais.

vegetais-e-agua-lowcarb

Dica 3: Consuma fibras e beba muita água.

O seu intestino estará se adaptando e é normal que ele altere o funcionamento de alguma forma. Para amenizar consuma boas fontes de fibras e beba muita água. Carboidrato baixo não significa nenhum carboidrato. A melhor estratégia para iniciar uma dieta baixa em carboidratos é abandonar todos os carboidratos que causam inflamação. Qualquer coisa com adição de açúcar é inflamatória. Qualquer coisa com soja, com farinha de trigo branca ou integral, óleos de soja, canola, leite principalmente o desnatado. 

A maior fonte de fibras e os carboidratos mais saudáveis ​​que você ainda deve comer todos os dias são os vegetais. Esforce-se por comer duas xícaras de vegetais por dia. Especialmente, coma vegetais verdes, folhosos e crucíferos. Uma xícara de brócolis contém apenas cerca de 5 gramas de carboidratos. 

Frutas com baixo teor de carboidratos como frutas contêm antioxidantes e fibras. (abacate, morango, coco, limão, são excelentes opções).

gorduras-saudaveis-lowcarb


Dica 4:  Consuma com sabedoria gorduras boas.



Apesar da abundância de informações on-line, ainda há muitas pessoas que acreditam que algumas gorduras saudáveis ​​fazem mal. Em particular, gordura saturada. Mas tenha em mente que praticamente todos os alimentos com gordura contêm alguma gordura saturada. Até mesmo o azeite, um dos alimentos mais saudáveis ​​do planeta, contém gordura saturada.

Gordura saturada só é ruim para você se ficar estragada. Qualquer gordura que se estraga é ruim para você, não apenas gordura saturada. Como a gordura saturada vai mal? Cozinhar carne por muito tempo (carne enegrecida ou carbonizada) é um exemplo comum. A gordura saturada, se for proveniente de uma fonte totalmente natural (não de alimentos altamente processados), não causará doenças cardíacas. Precisa de provas? Confira este estudo.

Ao aprender como iniciar uma dieta baixa em carboidratos, você pode ter que ajustar sua mentalidade sobre sua relação com a gordura. Comer gordura não vai engordar. Pelo contrário, se você estiver com ingerindo carboidratos saudáveis, de fontes naturais e não empacotados, rapidamente isso aliado ao consumo de gorduras boas derreterá sua própria gordura corporal.

Por tentativa e erro, você descobrirá a melhor proporção em cada refeição. Isso significa que, no café da manhã, você pode fazer o melhor em uma refeição com 75% de gordura. Em outras palavras, três quartos do seu prato deve consistir em gordura natural. Para o almoço, pode ser de 50% e jantar também 50%. Mas definitivamente não pense tanto em proporções e quantidades quando estiver iniciando. Pense primeiro na qualidade, depois ajuste as quantidades e isto irá demorar menos tempo que você imagina.

planeje-refeicoes-lowcarb

Dica 5: Planeje suas refeiçoes.

Não deixe para última hora, não fique morrendo de fome por aí tentando reduzir porções como as antigas dietas de contagem de pontos ou calorias. Você não precisa acabar com sua vida social porque está na lowcarb (escrevi sobre como lidar com as saídas, almoços, jantares e happy hours aqui) . Carregue alguns alimentos permitidos para evitar a auto sabotagem. Eu sempre tinha ovos de codorna em conserva, pepinos em conserva, ovos cozidos ou algumas lascas de coco num potinho dentro da bolsa para eventual necessidade. Não espere nenhum amigo te oferecendo ovos de lanche, eles sempre terão bolos, pães, biscoitos, chocolates e outros que você está tentando evitar. Pratique a simplicidade: na lowcarb qualquer ovo mexido com legumes vira uma rica refeição, tenha prazer em preparar suas refeições da semana (leia dicas aqui).

fatsecret-app-lowcarb

Dica 6: Mantenha um diário alimentar ao menos no começo.

Uma das melhores maneiras de iniciar uma dieta lowcarb é manter um diário alimentar.  Ele pode te ajudar a ver seus resultados, erros e acertos e a ter uma base caso deseje auxílio profissional. Existem excelentes aplicativos atualmente, é muito fácil fazer isso. Se você é um viciado em dados, muitos aplicativos contam até calorias e carboidratos para você acompanhar. Mas faça e tente aproveitar cada refeição sem ficar obcecado com carboidratos líquidos. Você pode experimentar o fatsecret ou tecnonutri .

Leia também:
- Lowcarb: Guia Básico para iniciantes;
- Lista de compras lowcarb;
- 6 dicas prática para iniciar a lowcarb;
- Como iniciar a lowcarb em fases passo a passo;
- Farinhas permitidas na lowcarb;
- Lowcarb e sua vida social;
- Lowcarb e a queda de cabelo;












12 comentários:

  1. Essas dicas são ótimas! Eu penso em iniciar essa dieta, mas sempre postergo kkkkkkk. Quem sabe agora não crio vergonha e começo de uma vez. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pathy vc já é lindona e nem precisa radicalizar mto. Certeza que se for aos poucos irá melhorarar aquelas coisas que só vc vê e quer mudar. Sempre que precisar ou quiser trocar figurinhas sobre o tema pode contar comigo!

      Excluir
  2. gostaria de saber a respeito do creme de leite e o bacon! o creme de leite tem algum específico, ou pode ser qualquer um, e o bacon , como é simplismente o bacon tradicional mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode qualquer creme de leite, porém é sempre melhor optar pelo creme de leite fresco e artesanal. Os de caixinha e lata do mercado não são proibidos tb e são bem úteis e práticos. Sobre o bacon o ideal são os artesanais, por não terem aditivos, nitritos e corantes. Se for comprar industrializado no mercado leia o rótulo, se tiver muitos nomes esquisitos dispense.

      Excluir
  3. Menina como é difícil começar e manter uma dieta. E fazer com que vire um estilo de vida é mais complicado ainda.. vivo lutando rs. Adorei o texto, tudo bem explicado. Vou tomar vergonha agora e começar a cuidar do corpo rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já é linda e tem um blog que eu gosto muito kkkk. Se adotar uma alimentação mais saudável irá se beneficiar muito e ficar ainda melhor! <3

      Excluir
  4. Boas dicas que você escreveu. Mais não consigo, talvez eu tente

    ResponderExcluir
  5. Já fiz várias dietas, mas a lowcarb com o jejum intermitente foram os que me deram mais resultados. A disciplina certamente é a parte mais difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é bom demais mas no seu caso que não tem peso a perder dá pra adaptar mta coisa.

      Excluir
  6. adorei o artigo Pri, queria muito começar, mas sempre acabo esquecendo.
    Seu blog é muito lindo
    adorei o layout! :)
    http://www.mundodasmulheresbrasil.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Seu blog tb é lindo, tô sempre por lá tb. Aliás já curti a fanpage e segui no blogger.

      Excluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL