Queda de cabelo e dieta lowcarb

11 junho 2018



E aí você está lá Bem Bela ou Bem Belo se informando e aprendendo sobre a dieta lowcarb, inicia, se puxa começa a perder muitos quilos indesejados e junto com eles muitos cabelos.

O que a dieta tem haver com isso?
Eu posso perder cabelos por conta da dieta?
Calma! Eu explico!

Há muitos mal entendidos e mitos sobre este assunto e para começo de conversa: Perda de cabelo temporária pode ocorrer por muitas razões diferentes, incluindo qualquer grande mudança na alimentação/dieta. Isso é comum quando se restringe severamente as calorias (caso das cirurgias bariátricas por exemplo), a restrição calórica severa não ocorre em dietas lowcarb, mas quedas de cabelo podem acontecer ocasionalmente na lowcarb. 

Geralmente de 3 a 6 meses depois de iniciar uma nova dieta, é o período que você pode notar uma quantidade maior de cabelos caindo, principalmente ao escovar/pentear o cabelo. A boa notícia é que, mesmo que você seja o infeliz ganhador dessa possível queda, que não ocorre com 100% das pessoas, esse é apenas um fenômeno temporário. E é apenas uma porcentagem do cabelo vai cair, ou seja: você não irá ficar careca!. Algumas pessoas não notam queda mas o cabelo fica mais fino. Depois de alguns meses, todos os folículos pilosos começarão a gerar novos cabelos, e quando eles se renovarem, seus cabelos ficarão tão bonitos quanto antes. Claro, se você tem cabelos compridos isso pode levar um ano ou até mais.   

Respira fundo, eu não quero ser "a louca do post textão" para quero explicar nos mínimos detalhes para você entender é necessário entender o básico sobre como o cabelo cresce.

A biologia da coisa toda: Cada fio de cabelo em sua cabeça geralmente cresce por cerca de 2 a 3 anos (fase anágena). Depois disso, ele para de crescer por até 3 meses (fase telógena). Então um novo cabelo começa a crescer no mesmo folículo piloso, empurrando o cabelo velho para fora. Gerando as quedas que nós sempre vemos no dia a dia.  Assim, você está perdendo cabelos todos os dias, mas como os cabelos não estão sincronizados, isso não é tão perceptível. Você perde um fio e outro começa a crescer, ou seja, você sempre tem o mesmo número de fios na cabeça. (Aplausos para esta descoberta!)

Estresse e perda de cabelo sincronizada: 

Se o seu corpo experimenta um estresse significativo, mais fios do que o normal podem entrar na fase de repouso no crescimento ao mesmo tempo. Isso pode acontecer por vários motivos: Inanição, incluindo dietas com restrição calórica e substitutos de refeição,  doenças atividades físicas de alto rendimento, gestação, amamentação, deficiências nutricionais, deficiências de vitaminas específicas, estresse psicológico/emocional, qualquer grande mudança na alimentação em termos de quantidade/qualidade.

Então, quando os novos fios começarem a crescer, alguns meses depois, todos esses fios "em repouso" cairão quase ao mesmo tempo. Isso é chamado de "eflúvio telógeno" em termos médicos sofisticados, mas nada mais é que o aumento diário da queda de cabelo e é relativamente comum. 

O que fazer: Se você notou um dos fatores acima desencadeando a queda 3-6 meses antes de você iniciar a dieta - como dar à luz ou fazer a transição para uma dieta estrita de baixo consumo de carboidratos - você realmente não precisa se preocupar e nem fazer nada. Há uma enorme probabilidade, o problema será temporário. Desde que você tenha uma alimentação variada e nutritiva com baixo teor de carboidratos, é muito improvável que a interrupção acelere a recuperação do cabelo, o que provavelmente acontecerá com a mesma rapidez de sempre. E, infelizmente, você não pode impedir que a queda de cabelo aconteça depois que ela começa, pois os fios em repouso vão cair, não importa o que você faça. 

É possível realizar exames de sangue para detectar deficiências nutricionais, mas, a menos que você esteja fazendo uma dieta vegetariana ou vegana (sem suplementação de ferro, B12), é improvável que eles mostrem algo muito alterado. 

Como minimizar o risco de perda de cabelo ao iniciar a lowcarb: Primeiro, a perda de cabelo temporária é relativamente rara depois de iniciar a lowcarb, a maioria das pessoas nunca percebe nada parecido. Não há estudos científicos específicos sobre como minimizar esse pequeno risco, mas é provável não restringir as calorias, ou seja, não fazer uma dieta lowcarb com baixo teor de gordura. Em vez disso, coma tanta proteína e vegetais, frutas e gordura quanto você precisa para se sentir satisfeito e sem fome, uma dieta LCHF, por exemplo. O que ocorre é que muitas pessoas iniciam a lowcarb e querem reduzir porções e comem menos do que é necessário durante o dia a dia.

Também pode ser útil reduzir outras fontes de estresse durante as primeiras semanas de lowcarb: Durma bem, seja gentil consigo mesmo em geral e, de preferência, não inicie um programa de exercícios intensos ao mesmo tempo que inicia sua dieta lowcarb. Eu precisei de 2 meses para me adaptar a dieta lowcarb e jejum intermitente e só depois disso iniciei com treinos mais intensos.











13 comentários:

  1. Adorei o post . Não sabia que queda no cabelo tinha a ver com alimentação/dieta.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia disso adorei entender mais sobre isso!

    ResponderExcluir
  3. Que explicação maravilhosa! Bem, quando me tornei vegetariana, ouvia muitas pessoas alertando sobre mudanças biológicas também, ao mudar a dieta alimentar. No começo, o corpo dá uma desintoxicada, no caso do vegetarianismo, tem gente que fica aproximadamente uma semana com diarreia, tem gente que fica gripado... eu achava que era coincidência com essas pessoas, pq esse tipo de "efeito colateral" eu não notei, mas a queda de cabelo foi notória também, e ficou um bom tempo caindo horrores, mas depois dessa fase, ele começou a crescer mt rápido e agora tá na altura do bumbum já (desisti de cortar pq cresce igual mato kkkk). Eu sei que cada corpo responde de um jeito, né... com a dieta low carb eu tô pegando leve ainda porque não quero perder mt peso, por isso não devo ter notado essa queda novamente. Ótima explicação!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber da sua experiência também Isa! Bora cuidar da nossa saúde.

      Excluir
  4. Não sabia dessas informações. Quando fiz a lowcarb não percebi se tive problemas com queda de cabelo. Na verdade como sou muito estressada (kkkk) meu cabelo sempre cai bastante. Mas gostei muito de saber. Estou pensando em voltar a fazer a lowcarb e essas informações vão me auxiliar muito.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Queda de cabelo é muito complicado mesmo,a alimentação é fundamental e muito importante né, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Queda de cabelo é um problema que infelizmente atinge mulheres jovens também! Eu tinha bastante e faltou eu ler informações como a desse post para me ajudar ..
    Recorri a vitaminas como imecap hair o que melhorou ...
    Mas com certeza a boa alimentação é o mais indicado !
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que as vitaminas estão te ajudando. Aliar alimentação e suplementação é muito bom!

      Excluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL