6 maneiras de secar seu cabelo mais rápido

29 junho 2018


Ter muito cabelo e querer deixá-los longos sempre foi uma coisa que me fez passar bastante trabalho, principalmente nos dias de lavar e secar eles. Sério, lavar e secar o cabelo sempre foi um evento na minha vida e conversando com uma amiga outro dia me peguei dando dicas e ela achou muito útil, sugeriu que eu compartilhasse aqui no blog com vocês.
Inspirada nesta conversa venho compartilhar meu quase ritual de cuidados e descobertas que fiz ao longo da vida para secar este cabelão aqui! Espero que seja bem útil para vocês.


1. Aperte suavemente:

Reduzir a umidade do cabelo, tirando excesso de água com a secagem de toalhas macias reduzirá o tempo de secagem. O jeito certo de fazer isso: enrole a toalha bem ao redor do seu cabelo e esprema suavemente o excesso de umidade, a toalha irá absorver o excesso de água. Mas com cuidado, o movimento deve ser feito "Sem esfregar", porque esfregar agride a cutícula do cabelo e cria o efeito frizz, aquele arrepiadinho tão indesejado. Outra coisa que aprendi na prática: Eu sempre lavava a cabeça, secava como descrevi acima e ia fazer alguma coisa para não perder muito tempo no secador, baseada nesta "mania" aprendi que nunca se deve deixar o cabelo secar naturalmente mais do que 40% a 50% antes do secador, pois você ainda precisa manipular o cabelo e, quando fica muito seco, fica muito mais difícil.

2. Saia do banheiro: 

Não seque jamais o cabelo no banheiro logo após tomar banho. A umidade extra do banheiro irá fazer você gastar mais tempo no secador e dobrar seu trabalho, além de correr o risco de deixar seu cabelo com frizz. Escolha um ambiente mais seco. Caso esteja em um vestiário, na academia, procure uma área o mais afastada possível dos chuveiros.


3. Use a tecnologia certa:

Nada de tentar secar o cabelo com aquele secador que veio de brinde comprando duas tinturas no supermercado ou na farmácia. (Quem lembra disso entregou a idade aqui comigo, vamos pular esta parte, ok? kkk) Um cabelo mais denso e volumoso pede um produto com maior potência. Nas casas especializadas você pode pegar boas dicas de secadores profissionais ou semi profissionais com precinho que cabe no bolso, nem que seja em suaves prestações. Sempre usei Taiff ou Gamma Italy que não são os top de linha mas são bem bons em termos de custo beneficio. Procure algum secador com nanotecnologia, que agridam menos o fio, também preste atenção na POTÊNCIA, os mais potentes irão secar mais depressa. Atualmente tenho usado uma escova giratória da polishop, o secador é bem fraquinho, mas o efeito da escovinha compensa, as vezes uso em conjunto com outro secador mais potente. Não quero me alongar muito aqui, outro dia posso dar dicas de como comprar um secador ideal. 

4. Comece do começo: 

Comece pela raíz. Quando comecei a usar o secador em casa era comum secar o cabelo em pedaços e começar a secar a partir das pontas. Eu tinha pouca habilidade (até hoje acho que ainda tenho, mas melhorei muito) e começar das pontas me exigia menos esforço braçal, era instintivo fazer as coisas desta forma. Em vez disso, comece pela raiz, levantando pequenas seções com um pente fino e explorando as raízes. Quando comecei a usar secador a maior parte das vezes as pobres pontas ficavam todas secas, ressecadas e a raíz úmida, eu cansada se secar, deixava assim mesmo e isso dá o maior problema com excesso de umidade na raíz vem caspas e volume e frizz, enfim... confie em mim: comece pela raíz. 

5. Sempre aponte para baixo:

Eu estou rindo e escrevendo agora! Me lembrando de quando era menor e minha mãe lavava meu cabelo, esfregava com as mãos e sacudia o secador loucamente até o cabelo secar, mas não sem antes me fazer jogar ele para baixo e secar por baixo. Eu acabava igual filhote de leão, com uma "juba" enorme e um pouco de frizz, mas nesta época era pequena demais para reclamar, e nem sei se chamavam arrepiadinho do cabelo de frizz. Eu dava era graças a Deus de ter terminado aquela tortura! (rindo muito)

Não critiquem mentalmente a minha mãe: pode fazer sentido bombardear o cabelo com ar quente de todas as direções, para ele secar mais depressa mas sempre incline o secador para que o ar sopre em direção às suas extremidades para selar a cutícula. O ar deve ser direcionado no sentido da raiz até as pontas e não o contrário (leia isto mãe) se não você trabalha mais criando um frizz e volume extra.

6. Use os produtos certo:

Sim querida amiga, não dá pra lavar o cabelo com shampoo que tem nos ingredientes
quase a mesma composição do seu sabão líquido de lavar as roupas e esperar bons resultados. O cabelo vai secar e ficar uma droga e a culpa não é do secador. Cabelo requer cuidado e se você usa o secador com frequência irá se beneficiar comprando algum leav-in, ou protetor término. Ele irá te ajudar a proteger o cabelo e também a secar mais depressa. Recentemente postei um review sobre meus produtos e cuidados com cabelo, shampoos e condicionadores (aqui) e máscaras, cremes e outros (aqui), te convido a ler e ver que tem produtos pra todos os gostos e bolsos.

Espero que tenham gostado, se tiverem alguma outra dica a acrescentar comentem aqui.










15 comentários:

  1. Minha mãe secava meu cabelo EXATAMENTE como vc descreveu hahaha . Tô rindo alto aqui. Amei todas as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! elas não faziam por mal! kkkk

      Excluir
  2. Eu preciso parar de secar meu cabelo no banheiro. Deve ser por isso que ele demora a secar e fica arrepiado.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo todos seus posts porque são muito úteis, divertidos e criativos. Sempre aprendo muito aqui e hj aprendi anão secar o cabelo no banheiro.

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, lavar cabelo pra mim também sempre foi um evento porque tenho cabelo cacheado. Mas com o tempo fui aprendendo me adaptando, hoje é uma rotina tranquila.
    Ótimo post, parabéns linda.
    www.josibarros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade e aliás seu cabelo é lindooo e amo suas dicas sobre cachos. <3

      Excluir
  5. Amei as dicas!Como amo meus cachinhos, estou a procura do difusor que, ao contrário do secador, tem que ser para cima, para dar mais volume e modelar os cachinhos 😍😍😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade , sobre cachos não tenho muita experiência, quando for escrever vou pegar dicas migs! <3

      Excluir
  6. Você pode ter certeza que vu usar todas estas dicas! Detesto secar cabelo no inverno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb, mas seguindo estas dicas fica muito melhor.

      Excluir
  7. Muito boas as dicas que você trouxe, secar os cabelos mais rápido acho super válido principalmente nessa estação do frio, quando mais cedo os fios secar melhor, obrigada por compartilhar as dicas bjs.

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas, preciso mesmo colocar em prática por aqui. Quem sabe ainda aprendo.

    ResponderExcluir
  9. Pri, amei o artigo, sempre tive cabelo comprido, e serio, por morar no sul acabo sempre dormindo com ele úmido, desde que me secador queimou (preciso urgente comprar outro), dicas prática, algumas já conhecia, mas vou tentar deixar a preguiça de lado!!!

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL