Alimentos para aumentar imunidade contra gripes e resfriados

30 julho 2018

aumentar-imunidade-alimentos

O inverno chegou e com esse frio todo haja saúde para se manter longe das doenças típicas da estação mais fria do ano que traz consigo um aumento considerável de problemas respiratórios, gripes e resfriados. O inverno, que eu apelidei carinhosamente de estação do espirro e das fungadas de nariz (deixando de fora os comentários sobre secreções nasais para esta publicação ficar mais bonitinha.) , exige de nós uma série de cuidados com nossa imunidade (proteção natural do nosso organismo contra doenças) que vão desde a vacinação contra a gripe, vestimentas adequadas até uma alimentação equilibrada e saudável para auxiliar nosso organismo a se defender dos "ataques" de doenças.

É lógico que a alimentação funciona como uma barreira natural e deve ser levada em conta durante todo o ano para que a pessoa se beneficie durante as estações mais frias, mas nunca é tarde para começarmos a mudar e incluir em nossos pratos certos alimentos que prometem dar aquela forcinha para aumentar nossa imunidade no inverno. Veja alguns alimentos e como eles atuam protegendo nosso organismo:

1. Gengibre: Para tratar um resfriado comum, o gengibre é um dos melhores alimentos. Em um estudo publicado no International Journal of Preventative Medicine , os pesquisadores resumiram que as potentes propriedades anti-inflamatórias do gengibre são fundamentais para combater um resfriado ou uma gripe. Como a inflamação pode afetar a resposta imunológica do seu corpo, este anti-inflamatório natural pode desempenhar um papel fundamental no aumento da sua imunidade.

acafrao-aumenta-imunidade

2. Açafrão: Esta especiaria, também chamada de cúrcuma, é mais do que apenas um delicioso tempero para sua próxima refeição; ela contém um potente composto anti-inflamatório chamado curcumina(Esse mesmo composto é o que empresta a cor laranja-amarelo vibrante da cúrcuma.) De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Immunology , a curcumina ativa a produção de células T, que são as principais células que lutam por sua saúde em seu sistema imunológico. 

3. Laranjas: Laranjas são embaladas naturalmente com vitamina C, um nutriente essencial quando você está se sentindo abatido ou cansado. De acordo com uma revisão realizada pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Saúde da População, na Universidade Nacional da Austrália , a vitamina C é útil na prevenção do resfriado comum em pessoas expostas a ambientes indutores de doenças, como no clima frio, e pode ajudar a diminuir a duração e gravidade de um resfriado.


4. Água: Quando você está se sentindo mal, um bom e velho copo com H2O pode ser uma das bebidas mais úteis para saborear. Manter-se hidratado pode ajudar a soltar o muco aprisionado. Tente beber pelo menos os 8 copos de água por dia para manter-se totalmente hidratado, já que tendemos a perder mais líquidos quando estamos doentes.



5. Iogurte grego e kefir: O iogurte grego é cheio de probióticos que combatem doenças e contém mais proteína do que o iogurte normal. Uma meta-análise publicada no jornal coreano Journal of Family Medicine descobriu que os probióticos podem ajudar a prevenir e tratar o resfriado comum. Os pesquisadores descobriram que pessoas que comiam probióticos diariamente tinham um risco menor de pegar um resfriado do que aquelas que não comiam alimentos ricos em probióticos.

mirtilo-aumenta-imunidade

6. Mirtilos: Mirtilos possuem antioxidantes que podem ajudar a tratar e prevenir tosses e resfriados.O consumo de flavonóides - uma classe de antioxidantes encontrados em mirtilos - fez com que os adultos tivessem uma probabilidade 33% menor de pegar resfriado do que aqueles que não consumiam alimentos ricos em flavonóides ou suplementos diariamente.

7. Chá de Ginseng: O chá de ginseng é popular por mais razões do que seu sabor delicioso. Ele em sido usado como tratamento para infecções do trato respiratório superior. Uma revisão publicada no Canadian Medical Association Journal observou que o ginseng mostrou reduzir significativamente os sintomas de gripes e resfriados. No entanto, os pesquisadores observaram que mais pesquisas precisam ser conduzidas para apoiar plenamente as alegações de aumento da imunidade do ginseng.



8. Tomate: Tomates também são um ótimo alimento para consumir quando você está doente devido à alta concentração de vitamina C. Apenas um tomate médio contém um pouco mais de 16 miligramas de vitamina C, que é um combustível comprovado para o sistema imunológico do seu corpo.



9. Salmão selvagem: O salmão selvagem é rico em zinco, um nutriente que comprovadamente ajuda a reduzir os sintomas do resfriado comum. Se você quer que sua família, e especialmente seus filhos, evite um resfriado nesta temporada de inverno, então você deve dar-lhes alimentos ricos em zinco. O Journal of Family Practice publicou um estudo examinando os efeitos do zinco sobre o resfriado comum em crianças de 1 a 10 anos de idade. Pesquisadores descobriram que o zinco, em comparação com um placebo, reduziu significativamente a gravidade e a duração dos sintomas quando tomado dentro de 24 horas do início dos sintomas de resfriado. Os pesquisadores observaram que outro ensaio envolvendo crianças de 6 a 10 anos provou que o zinco também é um componente útil na prevenção desse resfriado. As crianças que tomaram 15 mg de zinco por dia durante sete meses apresentaram uma probabilidade significativamente menor de pegar um resfriado durante a temporada de gripe, em comparação com as do grupo de controle.



mirtilo-aumenta-imunidade

10. Chocolate amargo: Acredite ou não, o chocolate amargo pode ser extremamente útil para aumentar a imunidade. Ele contém uma forte concentração de teobromina, um antioxidante que tem provado aliviar a tosse. A teobromina é útil na supressão de sintomas de tosse para pessoas com bronquite.

11. Pimentão Vermelho: Pimentão vermelho são outra fonte de vitamina C para combater resfriados. Consumir 200 miligramas de vitamina C por dia pode reduzir o risco de resfriado pela metade, especialmente se você tiver uma vida ativa. Também reduz a duração dos sintomas em 8% em adultos e 14% em crianças.

12. Brócolis: Um ótimo complemento para sua dieta, se você está tentando evitar um resfriado. Brócolis e outros vegetais crucíferos ajudam a aumentar a imunidade. O sulforafano, um produto químico do vegetal, ativa genes antioxidantes e enzimas em células imunes específicas, que combatem os radicais livres em seu corpo e impedem que você fique doente.

13. Azeite de Oliva: O alto teor de ácidos graxos poliinsaturados do azeite de oliva atua como um agente anti-inflamatório no corpo, que também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na proteção do corpo da infecção.

cha-verde-matcha-aumenta-imunidade

14. Chá Verde ou Chá MatchaUma das melhores fontes para combater um resfriado. Ele contém flavonóides, um antioxidante que estimula a imunidade e tem propriedades anti-inflamatória. O antioxidante catequina, presente no chá verde, é conhecido por ser um poderoso antibacteriano e antiviral e pode auxiliar no combate as bactérias e o vírus da gripe.

15. Espinafre: É um excelente superalimento, ótimo para sua saúde geral. Não só é repleto de fibras reguladoras da digestão, mas também contém vitamina C. Como com pimentões e laranjas, a vitamina C é um poderoso nutriente que pode ajudar na prevenção do resfriado comum e ajudar a reduzir os sintomas da doença.

16. Ovos: Ovos, e especialmente as gemas, estão repletos de nutrientes que aumentam a imunidade. Os ovos contêm uma grande quantidade de vitamina D, uma vitamina vital para regular e fortalecer a imunidade. Uma dose diária de vitamina D no inverno nos torna menos propensos a pegar um resfriado ou qualquer outra infecção do trato respiratório superior.

alho-aumenta-imunidade-cura-gripe

17. Alho: O alho construiu a reputação de ser um dos melhores alimentos de cura de gripes e resfriados e por um bom motivo. Não é a toa que a minha vó sempre dizia para tomar chá de alho quando começava a dar os primeiros espirros. O alho também pode ajudar a baixar a pressão arterial e retardar o endurecimento das artérias (arteriosclerose). As propriedades imuno estimuladoras do alho parecem provir de uma forte concentração de compostos contendo enxofre, como a alicina.

18. Alecrim: Alecrim não é apenas uma erva saborosa para adicionar a sua próxima refeição, é também um incrível anti-inflamatório e é uma rica fonte de antioxidantes. A maioria das ervas, como alecrim, contém antioxidantes como propriedades anti-inflamatórias para o corpo. Este efeito anti-inflamatório permite uma melhor saúde digestiva e intestinal, levando a um aumento no seu sistema imunológico para mantê-lo saudável.



19. Brodo de Ossos: Por favor experimente antes de torcer o nariz. Caldos de ossos  podem ser a principal razão pela qual as sopas são ótimas para você quando está sofrendo de doenças. De acordo com um estudo do American College of Chest Physicians , caldo de canja de galinha pode ser a razão para o seu efeito anti-inflamatório no corpo, o que leva ao alívio dos principais sintomas de resfriado. 



BRODO DE OSSOS: Eu prefiro brodo de ossos de galinha. Você pode tirar a carne das coxas do frango e fazer pequenos filés. Ferva os ossos até quase se desmancharem e ficarem ocos e tempere com cebola, alho e ervas de sua preferência.

20. Funcho: O funcho tem uma variedade de efeitos calmantes que podem ajudar a aliviar seus sintomas semelhantes aos da gripe. Ele age como um mecanismo calmante para aqueles que sofrem de conjuntivite, diarréia, febre e dores de estômago devido à sua abundância de fitoquímicos que atuam como antioxidantes. O funcho contém flavonóides que atuam como agentes anti-inflamatórios. Para encontrar mais alimentos que podem ajudar a construir seu sistema imunológico e melhorar sua saúde geral. 

Outros alimentos: chá de anis, cogumelos, ostras, missô, mel cru, atum branco claro, nozes, maçãs, mamão, kiwi, marisco, sementes de girassol, mariscos.










12 comentários:

  1. Showwwwww! Estou precisando dessas dicas...amei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei bem! Desejo melhoras e espero que ajude mesmo. No mais não deixe de seguir o tratamento receitado pelo seu médico.

      Excluir
  2. Olá Pri!
    ótimas dicas, não sabia do chocolate amargo, agora que já sei terei sempre por aqui rs'
    Acredita que não encontro Mirtilos por aqui, nunca vi aqui onde moro. Adorei as dicas, ótimo post!

    beijos!
    https://blogmalucaporlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatah que bom que vc gostou das dicas. Amo chocolate amargo e terei desculpa para consumir kkk

      Excluir
  3. Dicas incriveis! Sou apaixonada por OVOS.

    ResponderExcluir
  4. Pri, não sabia dos benefícios desses alimentos! Quero dizer, alguns até sim!
    Acho que como tanto tomate, que devo ter vitamina c no corpo para dar e vender kkkkk.

    Beijo!
    www.coresdovicio.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk eu ri Pathy! Acredita que tomate só consumo se for em molhos, ou cozidos? Puros na salada só tomate cereja ou algum outro bem firme sem sementinhas, se nao não desce mesmooo. kkkk

      Excluir
  5. Oi!
    Gostei muito do seu post! Não sabia que o chocolate amargo ajuda na imunidade. Salvei as dicas!

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei muito das suas dicas, eu já sabia sobre o gengibre e algumas outras ervas mas não imaginava que teriam tantos alimentos capaz de aumentar a imunidade! Muito interessante sua post!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  7. Quanta dica boa heim mana! Recomendando seu blog para mhs bff s2
    http://www.glaumorosas.top

    ResponderExcluir
  8. Adorei teu post, príncipalmente pq tenho de ficar sempre atenta a questão da minha imunidade. Saúde frágil é um carma complicado, fia! Rs
    Obrigada pelas dicas e Parabéns!

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL