Fazendo a feira: Alimentos da safra de julho

02 julho 2018



Como o tempo voa! Estamos no sétimo mês deste ano que parece ter começado ontem! Chegou a hora de darmos as boas vindas ao mês de julho.

Caracterizado pelas baixas temperaturas do inverno, férias escolares e a continuação das festa juninas, que se tornam "julinas", o sétimo mês do ano também é um período rico em alimentos para uma alimentação saudável. Veja aqui as melhores opções da safra, seus nutrientes, e benefícios para a saúde.





Quando o clima é frio, como no mês de julho, há uma tendência, cientificamente comprovada, de sentirmos um pouco mais de fome/vontade de comer/gula. Por isso, muitas vezes, apelamos para produtos industrializados, que são mais gordurosos e calóricos, afim de "matar" a vontade. Contudo, aproveitando os frutos certos da estação, é possível equilibrar esse excesso de apetite com alimentos que estão brotando da terra e portanto, no auge de seus sabores e propriedades nutricionais. Além disso, se não bastassem os benefícios para a saúde e para o paladar, quando estão em suas épocas, eles também são mais baratos e econômicos ao nosso consumo.

Veja alguns alimentos da safra de julho e seus benefícios:

- Laranja: É rica em vitamina C, ácido fólico, vitamina B6, flavonoides, pectina e fibras alimentares. Contém também uma boa quantidade de potássio, cálcio, fósforo, magnésio e cobre. Ajuda a prevenir muitas doenças, como a hipertensão, por exemplo, e combate à prisão de ventre.


- Maçã: A alta concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz desta fruta é aliada na prevenção de doenças. Fonte de vitaminas B1, B2, B3, a maçã auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele, evita a queda de cabelo e ainda regula o organismo. 

- Banana: A banana, ainda verde, é um excelente alimento funcional, pois possui alta quantidade de fibras solúveis, como a inulina, que é considerada um probiótico natural. Ela ajuda a aumentar a concentração de bactérias boas no intestino. Além disso, a banana possui triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono, sendo ótima para se comer à noite.
- Batata doce: Tem seu sucesso garantido devido ao seu índice glicêmico, que é o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sanguíneos de glicose. O açúcar liberado por ela vai alcançando a corrente sanguínea bem lentamente, promovendo sensação de saciedade por muito mais tempo. É rica em vitamina A, complexo B, cálcio, ferro, potássio e vitamina C também.
- Aipim: Também conhecido como mandioca, sua goma é a matéria prima da farinha de tapioca. É fonte de fibras e isenta de glúten, indicada para pessoas celíacas. Excelente fonte de carboidrato e fibras naturais.
- Brócolis: Rico em vitamina B3, a niacina, conhecida como a vitamina da memória. Contém cálcio, importante para a formação do óxido nítrico, um gás que possui ação vaso dilatadora e beneficia o funcionamento do sistema nervoso. Esse cálcio também é fundamental para contração muscular e na formação e fortalecimento dos ossos.

- Sardinha: Rica em minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio, a sardinha também é uma boa fonte de vitaminas A, B e D para o nosso organismo. O consumo regular desse peixe é benéfico para a saúde dos ossos e da pele. Além disso, por grande concentração de ômega-3, ele auxilia no bom funcionamento do sistema cardiovascular.
Outros: Abóbora, acelga, alface, batata-doce, brócolis, cenoura, espinafre, inhame, mandioca, mostarda, rabanete, rúcula, salsa, tomate, abacate, banana-prata, laranja-pera, mamão, maracujá azedo, melão amarelo, morango, tangerina, coco.












16 comentários:

  1. Julho é um mês ótimo e muito rico para certos alimentos que fazem bem a nossa saúde, gostei muito de conhecer a safra dos alimentos e os benefícios, gosto muito da aipim, laranja, gostei bastante do seu post muita informação boa, bjs.

    ResponderExcluir
  2. No frio a gente sente mais gula mesmo, incrível né.. Amo feira e amo todos esses itens.. Tangerina/bergamota então, não tem como resistir hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e já que dá mais vontade de comer melhor consumir alimentos saudáveis<3. Bergamota com chimarrão é sucesso aqui no RS!

      Excluir
  3. Agora sim vou poder me entupir com esses alimentos kkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Mal vocês sabem que estes posts tanto nos ajudem. Nossa, não sabia sobre nada de safras e as vezes super nos ajudam. Adorei. Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Guria, achei super legal esse seu quadro! To amando o seu blog <3

    ResponderExcluir
  6. Ameii, esse mês de julho eu aproveito que é tempo de kiwi corro para os supermercados para comprar pois o preço fica muito barato

    ResponderExcluir
  7. Olá tudo bem? Ótima dica , selecionarmos os alimentos por safra ,não tinha parado para pensar q isso pode ser até mais econômico e não sabia os benefícios dos alimentos da safra de julho.

    ResponderExcluir
  8. Que bom saber mais sobre esses alimentos e depois das festinhas cheias de gordices nada melhor do que alimentos saudáveis pra dá aquela equilibrada.

    ResponderExcluir
  9. adorei o post. amo o mês de julho aqui na minha cidade pois sempre tem frutas diversas

    ResponderExcluir
  10. Que post bacana, cheio de informacao, mes de julho realnente é um dos melhores. Amo ir a feira e encontrar tudo fresquinho e bonito.

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha parado para vpensar no mês da safra,achaei ótimo seu post super completo e eu adoro lê post que nos traz informações para melhorar o nosso bem está

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL