9 máscaras naturais para cada tipo de cabelo

25 julho 2018

hidratacao-capilar-ingredientes-naturais

Ovos, iogurte e mel são, à primeira vista, componentes de um saboroso café da manhã, mas também são ingredientes poderosos para tratamento capilar, natural e acessível. E eles não são os únicos. Você sabia, por exemplo, que o óleo presente nos abacates se assemelham utilizados em produtos de beleza industrializados e podem fazer pela sua pele e cabelo o que muitos cosméticos fazem? Ou que o limão tem acidez suave é uma alternativa eficaz e mais suave aos produtos químicos?
Vamos descobrir?

1. Para cabelos secos no inverno: Use esta máscara capilar para recuperar o brilho,  reparar cabelos secos e sem brilho durante os meses de inverno. O vinagre de maçã ajuda a remover o acúmulo de produtos que estragam seu cabelo, enquanto o óleo de coco nutre e suaviza os fios indisciplinados e o alecrim protege e limpa suavemente o couro cabeludo seco. 

Você vai precisar de: Abacate, vinagre de maça, óleo de coco e óleo essencial de alecrim (ou alecrim macerado no óleo de coco).

Modo de Preparo/Uso: No liquidificador, acrescente 1/2 abacate, 1 colher de sopa de óleo de coco, 10 gotas de óleo essencial de alecrim e 1 colher de sopa de vinagre de maçã bater tudo até ficar homogêneo. Espalhe a máscara através do cabelo seco das raízes às pontas (se o couro cabeludo for oleoso evite esta área). Deixe agir por 15 minutos, enxágue e limpe com xampu hidratante de sua preferencia. Faça isso pelo menos uma vez por mês.
hidratacao-com-ovo

2. Para todos os tipos de cabelo: O ovo [cru] é realmente o melhor. A gema, rica em gorduras e proteínas, é naturalmente hidratante, enquanto a gema, que contém enzimas, remove óleos indesejáveis.

Você vai precisar de: ovo.


Modo de Preparo/Uso: em cabelos normais, use o ovo inteiro para condicionar o cabelo; use claras de ovos apenas para tratar cabelos oleosos; Use gema apenas para hidratar cabelos secos e quebradiços. Use 1/2 xícara de qualquer mistura de ovo é apropriado para você e aplique no cabelo limpo e úmido. Se não houver ovo suficiente para revestir o couro cabeludo e o cabelo, use conforme necessário. Deixe por 20 minutos, lave com água fria (para evitar que o ovo "cozinhe") e xampude costume. Os tratamentos com ovos inteiros e apenas gemas podem ser aplicados uma vez por mês; O tratamento exclusivo para brancos pode ser aplicado a cada duas semanas.

3. Para cabelo sem brilho: Os produtos para modelar o cabelo (bem como a poluição do ar) podem deixar um filme que tanto absorve a umidade quanto o brilho, mas os produtos lácteos, como creme de leite e iogurte natural, podem ajudar a reverter esse dano, pois o ácido lático remove suavemente a sujeira enquanto a gordura do leite hidrata.


Modo de Preparo/Uso: Espalhe e massageie 1/2 xícara de creme de leite ou iogurte natural no cabelo úmido e deixe descansar por 20 minutos. Enxague com água morna, seguida de água fria, depois use o xampu e condicione normalmente. O tratamento pode ser aplicado a cada duas semanas.

4. Para um couro cabeludo com coceira ou caspa: Para combater a caspa - causados por uma dieta pobre, estresse e clima, entre outros fatores - experimente uma mistura de suco de limão e azeite de oliva no cabelo. A acidez no suco de limão ajuda a livrar o couro cabeludo de qualquer casquinha solta e seca, fazendo uma limpeza profunda sem agredir, enquanto o azeite de oliva hidrata a pele recém-exposta à acidez do limão.


Modo de Preparo/Uso:: Misture 2 colheres de sopa de suco de limão fresco, 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 2 colheres de sopa de água, e massageie no couro cabeludo úmido. Deixe a mistura descansar por 20 minutos, depois enxague e lave o cabelo. O tratamento pode ser aplicado a cada duas semanas.

5. Para cabelos fracos ou finos: Para dar aquela encorpada aos cabelos, procure uma improvável bebida embelezadora: cerveja! A bebida fermentada contém generosos suprimentos de levedura, que trabalham para encorpar fios enfraquecidos ou finos.

Modo de Preparo/Uso: Misture 1/2 xícara de cerveja "choca" (despeje a cerveja em um recipiente e deixe descansar por algumas horas para esgotar a carbonatação) com 1 colher de chá de óleo de coco e um ovo cru. Aplique nos cabelos limpos e úmidos, deixe descansar por 15 minutos e depois enxague com água fria. Ou adicione a cerveja apenas a um borrifador e borrife no cabelo seco. "Quando o líquido evapora, o restante resíduo de proteína (do trigo, malte ou lúpulo) continua fortalecendo e estruturando o cabelo. Os tratamentos podem ser aplicados a cada duas semanas.
mel-hidratacao-cabelo

6. Para cabelos secos ou danificados pelo sol: Seja qual for o fenômeno que desidrata o cabelo - água salgada, da piscina, superexposição ao sol, chapinha, secador - o adoçante da natureza pode ajudar. O mel é um umectante natural, o que significa que atrai e mantém a umidade.

Modo de Preparo/Uso: Massageie aproximadamente 1/2 xícara de mel no cabelo limpo e úmido, deixe descansar por 20 minutos e depois enxague com água morna. Você também pode adicionar 1 a 2 colheres de sopa de azeite de oliva para soltar o mel para facilitar a aplicação. Para cabelos extremamente danificados pelo sol, tente misturar mel com 1 a 2 colheres de sopa de um ingrediente rico em proteínas, como abacate ou gema de ovo, o que ajudará a repor as ligações de proteína de queratina que os raios UV atacam. O tratamento pode ser aplicado uma vez por mês.

7. Para cabelos oleosos: Usado corretamente, [fubá ou amido de milho #maizena] é uma maneira barata de remover oleosidade.

Modo de Preparo/Uso: Despeje 1 colher de sopa de fubá ou amido de milho em um recipiente vazio de sal ou pimenta ou de talco mesmo e polvilhe no cabelo seco e couro cabeludo até que você tenha usado tudo. Após 10 minutos, use uma escova de pás para limpá-lo completamente. O tratamento pode ser aplicado a cada dois dias.

8. Para cabelos crespos: "Especialistas" em beleza caseira como eu amam o abacate - e não apenas por reparar cabelos danificados. Seus óleos,são leves e úmidos como nossas próprias secreções naturais da pele e as proteínas possuem a melhor combinação de nutrientes para suavizar e domar os cabelos indisciplinados.

Modo de Preparo/Uso: Misture metade de um abacate e massageie no cabelo limpo e úmido. Deixe descansar por 15 minutos antes de enxaguar com água. Aumente o poder de hidratação combinando o abacate amassado com 1 a 2 colheres de sopa de um ingrediente hidratante, como creme de leite, gema de ovo ou azeite de oliva/óleo de coco. O tratamento pode ser aplicado a cada duas semanas.

9. Para cabelos com resíduos: Nada melhor para remover os resíduos de produtos acumulados no cabelo como o bicarbonato de sódio O bicarbonato de sódio essencialmente quebra qualquer coisa ácida.

Modo de Preparo/Uso: Misture 1 a 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com pequenas quantidades de água até formar uma pasta espessa. Massageie suavemente nos cabelos úmidos e deixe descansar por 15 minutos. Enxague com água, depois lave o cabelo. O tratamento pode ser aplicado a cada duas semanas.

Já usou alguma destas combinações ou outras que deram resultados? Conta pra gente nos comentários!

Se quiser conhecer alternativas de máscaras faciais com ingredientes naturais visite o blog da Aninha Azevedo e conheça duas receitinhas top.










21 comentários:

  1. Pri, não conhecia essas receitinhas não, mas achei bem interessante! Vou experimentá-las! :)

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Oie, adoro as máscaras caseiras. Adorei suas receitas

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas gosto da do ovo, mas não tenho coragem de usar vinagre de maçã no cabelo não hahahhaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha medo, mas menina, umas gotinhas garantem brilho incrível e no couro cabeludo limpa super bem, funciona como um adstringente.

      Excluir
  4. Amei as dicas. A número 1 e a número 4 são muito úteis para mim.
    Já anotei.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso muito a 4 também. Tenho uma dermatite que volta as vezes e controlo super bem com ingredientes naturais.

      Excluir
  5. Lendo este post, percebi que sou a louca das receitas caseiras! Já usei todas essas dicas e, vez ou outra ainda uso. Eu adoro e meu cabelo fica visivelmente mais nutrido e hidratado quando faço.

    Beijos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou bem adepta kkkk. Podemos trocar figurinhas e receitinhas. kkk

      Excluir
  6. Que bacana não sabia que ovos, iogurte e mel são ótimos para o tratamento capilar, gostei muito de saber das informações do post, gostei muito das suas dicas, ainda não usei essas combinações mas vou querer experimentar bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucimar, são combinações incríveis! Tomara que goste!

      Excluir
  7. Eu amei as dicas, vou testar alguma com certeza!

    ResponderExcluir
  8. Amei demais as dicas. Eu amo receitinhas caseiras para os cabelos. Sempre faço. A minha favorita é a de Maisena.

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica do vinagre de maçã com óleo de coco e alecrim, eu já tinha lido algo relacionado! Vou testar, pq sempre as pontas do meu cabelo ficam secas enquanto o couro fica oleoso!

    ResponderExcluir
  10. Amei as mascaras, acho que vou fazer alguma amanhã no meu cabelo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei, vou testar a receita com iogurte natural!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o seu post, na verdade eu já tinha lido e fiquei pensando será que faço essa com ovo, fiquei com receio, mesmo assim eu fiz. Fiquei impressionada, e deu certo meus cabelos mega hidratados.

    beijos

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL