28 ervas para saúde do cabelo - Parte 1

23 agosto 2018

28-ervas-saude-cabelo-parte1

Por centenas de anos, as pessoas têm usado ervas para nutrir o couro cabeludo e promover o crescimento de cabelos fortes e saudáveis. A lista de ervas tradicionalmente usadas para esse fim é extensa. Aqui, compartilho algumas das melhores escolhas, por que funcionam e como prepará-las.

Lembrando, é claro, que cabelos com queda ou dificuldade de crescimento podem ser fruto de alterações nutricionais e/ou um alerta para problemas de saúde. Caso estes tratamentos não tenham efeito, ou você note alguma alteração, consulte um especialista.



aloe-vera
Aloe Vera


1. Aloe Vera:
Enzimas em aloe vera removem as células mortas da pele e o excesso de oleosidade, que pode entupir os folículos pilosos. Aloe contém ácido salicílico, um anti-inflamatório e antibiótico leve. Aloe gel também é um excelente hidratante com uma estrutura molecular semelhante à queratina, a proteína proeminente que compõe a pele e o cabelo. Por este motivo, o aloe vera é um dos melhores ativos para outros remédios à base de plantas que promovem o crescimento do cabelo.


amla-crescimento-capilar
Amla



2. Amla: A groselha indiana contém vários anti-oxidantes, incluindo vitamina C, que é necessário para a produção de colágeno. Níveis elevados de colágeno aceleram a produção e aumentam a força do novo crescimento capilar. Em farmácias de manipulação é possível encontrar em forma de extrato em pó ou óleo concentrado. Misture o pó de amla com um hidratante como óleo de coco e massageie no couro cabeludo, ou utilize óleo de amla diretamente no couro cabeludo e crescimento do fio.

manjericao
Manjericão
3. Manjericão: O manjericão é rico em magnésio, um mineral frequentemente negligenciado, essencial para centenas de processos químicos no corpo humano. Quando aplicado ao cabelo e couro cabeludo como um enxaguamento à base de plantas , o manjericão atua como um anti-inflamatório, fortalece o cabelo contra a quebra e melhora a circulação nos folículos pilosos, o que ajuda a estimular o crescimento. 

Como usar: Aqueça 2 litros de água, desligue antes de levantar borbulhas e ferver. prepare um molho de manjericão com um ou dois punhados e enrole com barbante para facilitar a remoção da erva, mas pode colocar soltinho se preferir, abafe a infusão e deixe por mais ou menos 10 minutos. Depois de seu tratamento usual que geralmente inclui: shampoo, condicionador e enxágue, derrame a água de erva de manjericão e deixe no cabelo até a próxima lavagem.
Bhringraj
Óleo de Bengraj

4. Bhringraj: Também conhecida como maka, Eclipta alba ou bhringrajis, uma antiga erva ayurvética considerada um dos meios naturais mais úteis para estimular o crescimento do cabelo. 

Raiz-de-Bardana
Raiz de Bardana
5. Raiz Bardana: A raiz da planta Bardana tem muitos usos medicinais tradicionais, incluindo um tratamento anti-inflamatório e couro cabeludo. Rico em ácidos graxos, o óleo de raiz de bardana pode ser usado sozinho ou combinado com outras ervas, como alecrim, para promover a saúde do couro cabeludo e estimular o crescimento mais forte do cabelo. Sua aparência é semelhante ao da raiz de aipim e mandioca.

Calendula

6. Calêndula: As flores de Calendula officianalis , também conhecidas como malmequeres são ricas em minerais e anti-oxidantes. Óleo de calêndula aplicado no couro cabeludo promove o crescimento de cabelo mais forte, aumentando a produção de colágeno e circulação nos folículos pilosos. Use calêndula sozinho ou em combinação com outro óleo hidratante.

feno-grego-cabelo
Feno Grego

7. Feno-grego: O feno-grego é uma erva rica em vitaminas que ajuda a melhorar a circulação e estimula o crescimento do cabelo. Sementes de feno-grego devem ser embebidas em água durante a noite, em seguida, moídas em uma pasta fina. Aplicar pasta de feno-grego diretamente no couro cabeludo ou misturado com iogurte grego para o benefício adicional de ácido lático, um esfoliante alfa-hidroxi. Para surtir efeito deve-se permitir que esta mistura fique por pelo menos trinta minutos em contato com curo cabeludo antes de lavá-lo.

Linhaça
Linhaça

8. Linhaça: A semente de linhaça (também conhecida como linhaça) é rica em ácidos graxos e antioxidantes que ajudam a remover toxinas e células mortas do couro cabeludo. Ferva as sementes de linhaça em água para formar um gel calmante que pode ser aplicado no couro cabeludo e cabelo como um hidratante que pode ajudar a estimular o crescimento e melhorar a força do cabelo existente. 

raiz-oleo-gengibre
Raiz de Gengibre
9. Raiz de Gengibre: O óleo de raiz de gengibre aumenta a circulação nos folículos pilosos, promovendo um crescimento mais forte e rápido. Raiz de gengibre também é um anti-séptico e hidratante, tornando-o excelente para limpar a caspa e outras condições de pele que podem interferir no crescimento saudável do cabelo. 

gotu-kola
Gotu Kola

10. Gotu Kola:
Também conhecida como brahmi, Centella asiatica ou gotu kola é tradicionalmente usada há milhares de anos para tratar muitas doenças internas e externas. Misture o extrato de gotu kola com azeite de oliva e massageie no couro cabeludo para melhorar a circulação e promover um crescimento mais forte do cabelo.

Hibisco
Hibisco
11. Hibisco: Flores de hibisco contém vitaminas e anti-oxidantes que melhoram a saúde do couro cabeludo e do cabelo. Adicione flores frescas (ou se você não pode encontrá-los frescos, use hibscus seco) ao óleo de coco e moer em uma pasta fina. Quando aplicado ao couro cabeludo e ao cabelo regularmente, essa mistura aumenta o crescimento do cabelo, ao mesmo tempo em que evita o envelhecimento prematuro e a caspa. Para melhores resultados, deixe a mistura penetrar no couro cabeludo e no cabelo por pelo menos duas horas.



lupulo


12. Lúpulo: As flores da planta do lúpulo, Humulus lupus contêm um óleo nutritivo que é amplamente reconhecido como um estimulante do crescimento do cabelo, bem como pela sua capacidade de engrossar e fortalecer os cabelos existentes. Além disso, o óleo de flor de lúpulo é um anti-séptico natural que pode ajudar a combater infecções do couro cabeludo e folículos pilosos que podem prejudicar o crescimento saudável.



cavalinha
Cavalinha
13. Cavalinha: Equisetum arvensa rico em minerais é uma solução natural extremamente popular para promover o crescimento do cabelo e um couro cabeludo saudável. Rabo de cavalo funciona estimulando os vasos sanguíneos que fornecem oxigênio aos folículos pilosos. Além disso, cavalinha contém quercetina, um flavonóide com capacidades anti-alérgicas e anti-virais e sílica NUTRIENTE que ajuda a reparar danos e fortalecer o cabelo novo e existente contra a quebra. Para preparar esta erva, íngreme uma parte de cavalinha seca em duas partes de água por uma hora ou mais. Coe e esfrie a água infundida até à temperatura ambiente antes de aplicar no cabelo e couro cabeludo.

lavanda
Lavanda

14. Lavanda: O óleo de Lavandula augustifolia é um poderoso anti-inflamatório, anti-microbiano e anti-séptico. O óleo de lavanda estimula a circulação no couro cabeludo, fortalece o crescimento de novos cabelos e ajuda a equilibrar a produção de óleo natural do couro cabeludo, tornando-se uma escolha popular para pessoas de todos os tipos de pele. Como um bônus adicional, o óleo de lavanda também é um repelente de insetos natural que pode afastar parasitas portadores de doenças, como pulgas, carrapatos, mosquitos e piolhos.

Gostou das dicas?
Leia também:
28 ervas para saúde do cabelo - Parte 2 










3 comentários:

  1. oii, tudo bem?
    Quando vi o aloe pensei que era babosa rsrs, ja conhecia o de lavnda os outros nao vou fazer concerteza é muiot bom ter cabelos bonitos e saudaveis

    ResponderExcluir
  2. Já anotei todas as dicas para ter cabelos fortes e saudáveis!! Amei o post!!!

    ResponderExcluir
  3. Menina, tem vários nomes aí dos quais nunca ouvi falar, rs... Amei o post!

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL