8 Benefícios do HIIT - Treinamento Intervalado de Alta Intensidade

16 agosto 2018



Já publiquei aqui no blog uma pesquisa pessoal explicando o que significa HIIT - Treinamento Intervalado de Alta Intensidade - e hoje quero compartilhar os benefícios deste tipo de treinamento.
O meu interesse neste tipo de treino nasceu após eu conhecer o programa Focus T25 do treinador Shaun T, produzido e distribuído pela Beachbody.
Se após ler os benefícios você se interessar, aqui mesmo no blog você encontrará o que é o Focus T25 e como ele funciona e por onde começar e também fazer as aulas das fases Alpha, Beta e Gamma on line aqui no blog clicando nos links. 

Fique bem a vontade!

8 BENEFÍCIOS DO HIIT:

1. EFICIENTE:




É o exercício ideal para quem tem uma agenda lotada, se você quer incluir um treino durante o intervalo do almoço ou minutos antes de sair para o trabalho, ou até mesmo antes de dormir (menos recomendado, mas possível, pois pode provocar alterações do sono). Pesquisas mostram que você pode conseguir mais resultado e perda de gordura em apenas 15 minutos de HIIT do que alguém que pratique um exercício contínuo, como correr na esteira por uma hora, por exemplo.

2. QUEIMA MAIS GORDURA:


Você não só irá queimar mais calorias durante um treino HIIT , mas após. O efeito de todo o esforço intenso aumenta o metabolismo e ciclo de reparação do seu corpo em descanso. Isso significa que você queima mais gordura e calorias nas 24 horas depois do treino HIIT.

3. CORAÇÃO SAUDÁVEL: 








A maioria das pessoas não estão habituadas a treinar na zona anaeróbia, em torno de 75-80% da capacidade cardíaca máxima (que lugar maravilhoso, onde você mal pode respirar direito e sente o seu coração parece estar tentando pular fora de seu peito). Mas, neste caso, a sensação extrema produz resultados extremos. Um estudo do The Journal of Physiology de 2006 descobriu que após 8 semanas de treinamento HIIT, os indivíduos rendiam duas vezes mais em um treino aeróbico de bicicleta do que sua capacidade antes do treino hiit.



4. NENHUM EQUIPAMENTO NECESSÁRIO: 


Correr na rua ou esteira, andar de bicicleta, pular corda, halteres ou equipamentos de academia, todos estes são excelentes formas de acrescentar um treino hiit na sua vida, mas você não precisa de nenhum equipamento, caso não disponha. Pulos no mesmo lugar com joelhos altos, saltos e deslocamentos sobre seus próprios pés, ou qualquer coisa de pliometria como "lunges ou afundos ou passadas" , pulos no mesmo lugar vão funcionar muito bem para obter sua freqüência cardíaca máxima. Na verdade, alguns equipamentos como halteres podem fazer do treino HIIT algo menos eficaz, porque o foco está em fazer o seu coração bater rápido, não seu bíceps.

5. PERDER GORDURA E NÃO MÚSCULO: 


Qualquer ser humano que tenha seguido dieta para perda de peso na vida sabe que é difícil não perder massa muscular junto com a gordura.Enquanto os treinos cardio parecem encorajar a perda muscular, os estudos mostram que tanto o treinamento com pesos (musculação/local) e o treino HIIT permitem  preservar seus músculos suados durante uma dieta, garantindo a maior parte do peso perdido vem de depósitos de gordura.

6. AUMENTAR O METABOLISMO:


Além do aumento da queima de gordura e mais massa muscular preservada, HIIT estimula a produção de seu hormônio de crescimento humano (GH) em até 450 por cento durante as 24 horas pós treino. Esta é uma grande notícia pois o GH não é apenas responsável pelo aumento da queima calórica mas também retarda o processo de envelhecimento, tornando-o mais jovem por dentro e por fora!

7. FAZER EM QUALQUER LUGAR:


Você pode fazer em casa, no escritório, nas escadas do prédio. Você pode fazer aqui ou lá, você pode fazer qualquer lugar! (Olha até rimou, tipo letra de música... o funk do hiit composição Pri Mayer Bem Bela kkkk) . Uma vez que o conceito central do treino está em atingir um esforço máximo (frequência cardíaca máxima) por um curto período de tempo, seguido de um período de recuperação e repetir, você pode adaptar a qualquer tempo e no espaço que você tem.

8. OBJETIVIDADE E DINAMISMO:


Este não é um exercício que você pode fazer enquanto lê uma revista ou conversa com seu amigo na academia. Porque é de curta duração, e você estará trabalhando duro o tempo todo, ou seja, te faz ganhar tempo! A alternância entre um período onde você está se esforçando tanto que parece que seu coração está pulsando na boca e um período de recuperação sem ficar parado trabalhando, queimando e rasgando algum músculo específico do corpo te oferece uma dose de desafio intensa. Você pode estar com dor, você pode estar tentando engolir o vento e respirar pra não morrer mas definitivamente você estará feliz e satisfeito com os resultados e jamais entediado como numa caminhada de horas na esteira, isto eu garanto!

Esta publicação é parte da Maratona BEDA Interblogs 2018 , onde teremos por aqui uma postagem por dia até o dia 31 deste mês. Estou participando deste desafio com outras blogueiras, amigas e parceiras que você poderá conhecer no blogroll localizado na barra lateral deste blog.#MaratonaBEDAInterblogs #DIA16










6 comentários:

  1. Que legal, eu não sabia deste tipo de treinamento!! Já estou pesquisando todos os seus posts sobre isso!! <3

    ResponderExcluir
  2. Que treino bacana, não conhecia adorei.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou fã deste tipo de treino porque é intenso e rápido. Ideal para quem não tem muito tempo para treinar por dia.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não conhecia esse tipo de exercício, mesmo não curtindo tanto1

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha ouvido falar de HIT, mas bem por cima só sabia que era um tipo de treino, fiquei interessada que não precisa de nada além de uma roupa e tênis adequados, que isso todo mundo tem, então se torna um tipo de treino bem acessível pra qualquer pessoa, basta ter vontade de fazer. Gostei muito do teu post. Beijos

    Mundo de Nati

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL