Câimbra e a dieta lowcarb

03 agosto 2018

caimbra-dieta-lowcarb

Cãibras musculares, especialmente nas pernas, são uma experiência comum para muitos quando adotam a dieta lowcarb. É um dos muitos sintomas desagradáveis ​​que podem ocorrer durante o período de adaptação, mas às vezes eles podem continuar por mais tempo. Há uma série de razões pelas quais essas câimbras musculares ocorrem, falaremos a seguir sobre elas e como acabar com este mal estar:
1. Desequilíbrio Eletrolítico: (Aumente o consumo de sal)

Quando você começa com uma dieta baixa em carboidratos, você perde muito líquido retido nas células, e juntamente com este liquido perde também eletrólitos. Existem quatro eletrólitos principais: sódio, potássio, magnésio e cloreto (Bicarbonato e Cálcio também entra na jogada mas não iremos aprofundar). Muitas pessoas que experimentam câimbras musculares quando começam uma dieta descobriram que tanto o sal extra (contendo sódio e cloreto) quanto o magnésio extra podem ajudar a prevenir câimbras musculares durante o processo de transição.
Mas os especialistas mandam reduzir o sal para ter uma vida mais saudável, porque a dieta lowcarb exige que eu aumente o consumo de sal? Isto pode comprometer minha saúde e pressão arterial?
O princípio básico da dieta é comer comida de verdade, descascar mais e desembalar menos, o que significa na prática eliminar ou reduzir o consumo de industrializados, junto com essa redução o nível de sódio vai cair substancialmente, pois até nos biscoitos industrializados e adocicados é adicionado sal. Por isso seu corpo pode necessitar de um aumento no consumo de sal nos alimentos naturais que consumir.

Tradicionalmente, os médicos e especialistas recomendaram o consumo de sal e magnésio adicionais durante a fase inicial da dieta.  Em matéria super completa sobre o consumo de sal no blog do Dr. Souto, fica claro que sem sódio adequado, os músculos não conseguem reter o potássio adequado dentro das células. No mais a suplementação de potássio e magnésio deve ser feita através da alimentação. 

Uma maneira natural de aumentar o potássio em uma dieta lowcarb é através do caldo ou brodo de carne com ou sem ossos. Você ferve os ossos com carne durante horas até o tutano do osso se desmanchar, tempera e salga e consome durante o dia.
Alimentos Lowcarb ricos em potássio:
Folhas de beterraba cozidas - Meia xícara/72 g - 654 mg de potássioAbacate - Meia unidade/100 g - 602 mg de potássioSemente de abóbora - 1/4 de xícara/57g - 457 g de potássioMolho de tomate enlatado (tomate pelado) - Meia xícara/123 g - 454 mgAmendoim - Meia xícara/72 g - 453 mg
*(Banana é reconhecida como fonte de potássio mas não é a maior fonte e não é lowcarb, por isso evite! 1 unidade contém 467 mg de potássio.)

2. Aumento da Micção: (Beba mais água.)

Outra causa possível das câimbras é a ingestão inadequada de água. O organismo precisa de uma quantidade suficiente de água para que os eletrólitos façam o que precisam fazer.  A água é o único anti-histamínico natural que temos à nossa disposição, e essa é uma das principais razões pelas quais beber uma quantidade adequada pode ter um impacto tão positivo em tantos problemas de saúde diferentes. 


Assim, a importância da água e o papel que desempenha no apoio à saúde de nossos belos corpos não devem - na minha opinião - ser subestimados. Aumentar o seu consumo de água é uma coisa muito simples de fazer e é um ótimo e simples começo se você estiver enfrentando algum tipo de problema crônico de saúde, seja cãibras musculares ou algo mais sério. Se você está bebendo menos de 2 litros de água por dia e está iniciando uma dieta l, acho lowcarb, acredito que vale a pena considerar um teste de 30 a 60 dias para desafiar a si mesmo e aumentar o consumo de água para ver a diferença em sua saúde, bem estar em geral, redução do apetite e de possíveis efeitos colaterais.

Câimbras nas pernas não são incomuns quando se inicia uma dieta com redução de carboidratos. Geralmente é um problema que não ocorre em todas as pessoas e se  ocorrer, como toda contração do tipo, dá e passa, mas às pode ser bem doloroso e incomodo. É um efeito colateral da perda de minerais, especificamente magnésio, devido ao aumento da micção (você urinará mais quando seguir corretamente a dieta lowcarb), aumentar a ingestão hídrica irá te ajudar.


*COMUNICADO: Esta publicação é parte da Maratona BEDA Interblogs 2018 , onde teremos por aqui uma postagem por dia até o dia 31 deste mês. Estou participando deste desafio com outras blogueiras, amigas e parceiras que você poderá conhecer no blogroll localizado na barra lateral deste blog.#MaratonaBEDAInterblogs #DIA3












5 comentários:

  1. Ótimas dicas Pri, amei o post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu sofria muito de cãimbras e realmente o sal melhorou muito! Excelentes dicas. Vc arrasa!

    ResponderExcluir
  3. Como sempre arrasando nas dicas
    eu bebo muita aguá acho que até demais

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas sobre a dieta. Estou aprendendo muito aqui.

    ResponderExcluir
  5. ótimas dicas!
    Eu vivo tendo problema com câimbras!

    Beijos!
    - Conheça meu blog:
    Blog Meu Baú de Estrelas

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL