Como fortalecer e proteger suas unhas

12 agosto 2018

Proteger-Fortalecer-unhas


Para ter unhas bonitas e arrasar nas cores e tendências é preciso investir em uma base forte: unhas saudáveis e bem cuidadas.

Conversando com algumas amigas e manicures, lendo um pouco aqui e ali, já implementei na minha vida alguns cuidados essenciais que fazem toda diferença. Hoje quero compartilhar estes cuidados com vocês:
Use luvas ao lavar os pratos:

Você provavelmente não pode evitar ou desistir das tarefas domésticas por completo, embora muitas vezes gostaria. mas possivelmente terá que vez ou outra expor suas mãos à água por longos períodos de tempo lavando uma pia cheia de pratos. É nesta hora que eu te digo: use um par de luvas de borracha. As unhas absorvem a água ainda melhor do que a sua pele. E enquanto isso parece uma coisa boa, na verdade não é. Quando as unhas estão em contato com a água por grande período de tempo e ainda misturada com produtos químicos como detergente de louça e sem falar nos produtos de limpeza mais pesada, água está constantemente se movendo dentro e fora da unha, isso coloca uma tremenda pressão sobre as delicadas células da unha. O excesso de contato com a água pode resultar em unhas macias e fracas, suscetíveis a quebra. 

Use esmalte para proteger as unhas:

Existem infinitos tipos de bases fortalecedoras, protetoras e esmaltes do todo o tipo de cor. Particularmente eu amo fazer as unhas e estar sem uma boa esmaltação me faz sentir "desarrumada". Posso estar com a roupa mais linda do mundo, se não estiver com as unhas em dia não me sinto tão bem arrumada assim. Vaidades e preferências a parte, camadas de esmalte ajudam a proteger a unha e a unir as células ungueais, mas sempre atente para evitar produtos que contenham na fórmula: resina de ftalato de dibutila, tolueno, formaldeído, cânfora e formaldeído, estas substâncias enfraquecem e prejudicam a saúde das suas unhas. E o que quer que você faça, não pule a camada de base e o acabamento - eles fornecem duas camadas adicionais de proteção que você não deve perder.

Evite removedores de esmalte a base de acetona:

Removedor de esmalte é o inimigo número 1 para unhas saudáveis. Mais especificamente, os produtos a base de acetona. A acetona resseca a unha e deixa elas fragilizadas. O ideal é usar removedor no máximo uma vez na semana e não mais que duas vezes na semana. O ideal também é utilizar removedores sem acetona na fórmula. Eu sempre achei que qualquer removedor de esmalte servia, afinal era só pra tirar o esmalte e pronto, pensava que não havia necessidade de pagar mais caro por um removedor já que a acetona removia muito bem o esmalte. Mas como tudo aqui é na base da curiosidade, do teste e da experimentação resolvi a uns meses atrás aposentar a acetona e passei a usar apenas um removedor sem acetona na fórmula e sim eu notei diferença e as unhas estão mais firmes e resistentes!

Cuidado com sabonetes anti-germes:

Trabalhar em hospital e ter unhas bonitas, bem cuidadas e resistentes é um desafio. Geralmente em hospitais e em alguns banheiros de uso comum (restaurantes, bares, shopping) possuem sabonetes e espumas higiênicas para lavar as mãos com produtos bactericidas e degermantes que limpam as mãos mas geram uma agressão tanto para pele quanto para as unhas. Minha solução no trabalho era sempre aplicar um hidratante vitaminado para mãos e unhas. Já nos locais públicos melhor ter na bolsa um sabonetinho líquido suave e hidratante junto com o creme de mãos.
Proteja e hidrate a sua cutícula: A cutícula é o selo protetor natural da unha, e quando ela se rompe ou quebra enfraquece a
unha e aumenta o risco de infecções bacterianas. Eu notei uma melhora significativa no crescimento e fortalecimentos das unhas depois que adquiri alguns cuidados e um deles foi uma caneta hidratante de cutícula da marca Occeane. Quando não tenho ela em mãos uso b-pantol ou óleo a base de vitamina a e e (também conhecido como dersani). Este pequeno cuidado evita que as cutículas se rompam, ou lasquem, até o aspecto das mãos melhora.

Suplementação ou alimentos a base de biotina (vitamina b):


Ajuste a sua dieta. A vitamina B ajudar a fortalecer suas unhas. A dose usual de suplementação é de 2-3 miligramas (ou 2.000-3.000 micro miligramas) por dia durante quatro a seis meses para fortalecimento das unhas. aliás a biotina também ajuda no crescimento e fortalecimento dos cabelos, sendo muito comum encontrarmos produtos como shampoos e condicionadores com ela na fórmula. É possível também encontrar vitamina b em alguns alimentos como:órgãos de animais, como fígado e rins, e em alimentos como gema de ovocereais integrais e nozes. Vale lembrar que as unhas podem ser um alerta sobre sua saúde e não só uma questão de estética. As informações aqui citadas são para fins de conhecimento, não deixe de consultar seu médico qualquer alteração.


Esta publicação é parte da Maratona BEDA Interblogs 2018 , onde teremos por aqui uma postagem por dia até o dia 31 deste mês. Estou participando deste desafio com outras blogueiras, amigas e parceiras que você poderá conhecer no blogroll localizado na barra lateral deste blog.#MaratonaBEDAInterblogs #DIA12










7 comentários:

  1. Oi Pri, tudo bem com você? Adorei essa lista com alguns cuidados para fortalecer e proteger unha, vou ver e consigo seguir alguns deles (sonho em ter unha grande, mas nunca consigo, sempre acaba quebrando).
    Bjs e sucesso com o blog!
    https://escritorawhovian.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Tudo o que mais quero são unhas fortes, uso base fortalecedora, porém não vejo resultado. Vou seguir as suas dicas, obrigada!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu amei as dicas, sempre procuro informações de cuidados das unhas. Já faz um tempinho que uso removedor sem acetona,camada de base antes do esmalte e b-pantol pra hidratar as cutículas. Já esta anotado a suplementação e o cuidado em usar os sabonetes anti-germes.

    www.conselhosdathaty.com.br

    ResponderExcluir
  4. Também não uso mais acetona, realmente resseca muito. Os removedores sem acetona fazem a diferença. A hidratação da cutícula é mesmo importante, costumo fazer.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já sabia dessa de não usar acetona rs mas quem disse que eu mudei? Preciso mudar!
    Gostei das dicas, preciso trocar a acetona, minha unha é bem fraca, detergente já percebi que também afeta a unha. ótimos post!

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Não vou mentir,não sou tão cuidadosa com a unhas. Até doou elas kkk. Mas adorei as dicas pra deixar elas bem hidratados

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL