Inverno e o transtorno afetivo sazonal (tas)

09 agosto 2018


Sente como se estivesse desanimado, sem energia ou motivação? A culpa pode ser desta época do ano. Até 20% dos americanos e brasileiros sofrem de algum tipo de tristeza de inverno (então definitivamente você não está sozinho). 

Transtorno Afetivo Sazonal (TAS) é uma forma de depressão que, como o próprio nome diz, ocorre principalmente durante o outono e o inverno, onde a falta de luz solar pode tornar as pessoas mais vulneráveis a flutuações normais de humor.

Esse tipo de depressão é mais forte em regiões onde o inverno é mais rigoroso e os dias mais escuros e se caracteriza por alterações no humor e diminuição de energia.

TAS é mais freqüente em mulheres que em homens, estatísticas apontam que para cada homem afetado, existem quatro mulheres. É possível que suas causas estejam relacionadas com a redução da luz natural e as baixas temperaturas do inverno. Pesquisas mostram que ela é causada por um desequilíbrio biológico.


Aqui estão cinco razões pelas quais o clima sombrio do inverno bagunça suas emoções.

Como o inverno pode mudar seu humor e levar ao transtorno afetivo sazonal: 

depressao-de-inverno-cansaco

1. Você se sente abatido:
Menos horas de luz solar significa a possibilidade de você acordar antes do sol nascer e saia do trabalho quando o sol já se pôs. Há uma razão para que toda essa escuridão o deixe para baixo: a luz tem a capacidade de ativar os níveis de serotonina do cérebro, exatamente como um antidepressivo. Então o oposto - falta de luz solar - significa que você está perdendo o neurotransmissor da alegria e satisfação. 


depressao-de-inverno-sono

2. Você quer dormir mais:
Acordar pode ser uma verdadeira chatice quando as temperaturas estão muito baixas e o sol não espreita através das nuvens a dias. Nestes dias a tentação de simplesmente cobrir a cabeça com as cobertas e hibernar. Isso faz com que o toque do despertador te chamando para o treino matinal se torne uma tortura e seja muito atraente permanecer dormindo, mas pular ele pode arrastá-lo ainda mais para o "modo tristeza", já que você perderá as endorfinas adquiridas com seu treino. Mesmo quando você finalmente sai da cama, você provavelmente não consegue se livrar do cansaço pois a diminuição da luz solar eleva os níveis de melatonina , um indutor natural do sono. 


depressao-de-inverno-sono

3. Você se sente ansioso e estressado:
Você sabe aqueles momentos em que está atordoado olhando para a tela do computador no trabalho sem  realmente  fazer nada? Poderia ser o resultado da baixa energia que paira sobre você no inverno. Antes que perceba, você pode fatrasar seu trabalho. Para piorar com um aumento da ansiedade (pensamentos como "eu nunca vou ser bom o suficiente, não estou dando conta disso" são mais comuns esta época do ano, e não é de admirar que gere um estresse. O pior é que é difícil sair deste ciclo pois o estresse piora o distúrbio afetivo sazonal, e o distúrbio afetivo sazonal torna você menos capaz de lidar com o estresse.


depressao-de-inverno-antissocial

4. Você se sente antissocial:
No alto do verão, você queria um happy hour ao ar livre todos os dias depois do trabalho? Esses sentimentos desapareceram quando o frio o colocou em modo de hibernação. Você não quer socializar, quer se afastar dos amigos e da família e tende a se distanciar do mundo exterior. É um círculo vicioso: você não tem energia, então você se apega aos seus planos de jantar e fica em casa, mesmo que a presença dos amigos e compromissos façam você se sentir melhor a preguiça vence.


depressao-de-inverno-sem-concentracao

5. Você tem menos clareza e concentração:
Há uma espécie de "afrouxamento cognitivo". Você provavelmente não está fazendo o seu melhor trabalho nesta época do ano porque simplesmente não consegue se concentrar ou pensar direito. Você continuará produzindo, mas é mais difícil, é um empecilho, você não se sente como se estivesse fazendo o seu melhor trabalho, então está reduzindo sua produtividade e sua criatividade. 

Como amenizar os efeitos?

- Aproveite a luz natural do dia, mesmo que não haja sol, tente deixar as peças da casa mais arejadas e não permanecer muito tempo em locais fechados;

- Outra alternativa são lâmpadas de fototerapia, converse com profissionais a respeito do uso destas lâmpadas que simulam efeito da luz solar;

- Mantenha-se ativo. Mesmo que sinta mais fadiga procure se movimentar e busque prazer em atividades físicas como uma caminhada, subir e descer escadas, estes movimentos ativam a produção natural de serotonina, hormônio do prazer e satisfação;

- Converse com um profissional, psicólogo, médico pois não é vergonha ou fraqueza, também não é besteira e todos nós podemos em algum momento da vida precisar de algum tipo de apoio. 

*COMUNICADO: Esta publicação é parte da Maratona BEDA Interblogs 2018 , onde teremos por aqui uma postagem por dia até o dia 31 deste mês. Estou participando deste desafio com outras blogueiras, amigas e parceiras que você poderá conhecer no blogroll localizado na barra lateral deste blog.#MaratonaBEDAInterblogs #DIA9










19 comentários:

  1. Eita já tive todos esses sintomas aí, princialmente antissocial 😃😃😃😃

    Blog da Marcy | Facebook | Google+ | Twitter | Instagram | Pinterest

    ResponderExcluir
  2. Me define. Na verdade a maior parte do tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No inverso tenho muitos destes sintomas tb!

      Excluir
  3. Eu não sabia disso, agora entendo a minha grande preguiça no inverno entre outras coisas! Ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que não estamos sozinhas e o porquê destas sensações.

      Excluir
  4. Nossa, eu tenho muito isso e nem sabia '-' chocada aqui kkk (rindo de nervosa)
    Achei bem interessante o post.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, não conhecia o Transtorno Afetivo Sazonal, e vou te dizer...Tenho isso! Heheh
    Me sinto mais quieta na minha , oscilações de humor.. achei muito interessante ! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber do que se trata e buscar apoio e superar essas questões dia a dia.

      Excluir
  6. Oie! Acho que tenho o Transtorno Afetivo Sazonal, me descreveu hahahah. Sou exatamente assim no Inverno. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb Adina, por isso quis abordar o tema que até então não conheca muito a respeito.

      Excluir
  7. Muito interresante esse post,não conhecia esse transtorno gostei muito de conhecer

    ResponderExcluir
  8. Excelente post. Já conhecia a temática dos tempos da faculdade, mas é sempre bom tomar nota de temas tão importantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário Paula. Fico feliz em ajudar!

      Excluir
  9. O outono e o inverno por si só, em suas características já tornam os dias "cinzas", sem energia. Nos tornamos sedentários, monótonos e deixamos de praticar atividades responsáveis por gerar prazer, então de fato o corpo cede espaço para sentimentos vazios e melancólicos... Porém eu por natureza já gosto do inverno e procuro curtir a estação a melhor maneira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz muto bem Lucas. Esse clima mais melancólico é ideal para inspirar poetas como você! Obrigada pela visita, seu blog é muito legal!

      Excluir
  10. Olá
    Quando era mais nova até tinha isso, mas hoje em dia não, para falar a verdade é no inverno que mais tomo sol

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL