Mitos e verdades sobre alimentação detox

30 agosto 2018

Será que os sucos detox e dietas tão populares são saudáveis e eficazes?

Você já deve ter presenciado alguma cena ou conversa do tipo: "Ugh, eu comi muito lixo este fim de semana, eu preciso de um detox", diz a pessoa agarrada a uma cenoura. "Sim, eu estou fazendo um suco de detox para limpar minha pele e emagrecer", diz diz a outra pessoa, bebendo um jarro de suco de fruta batido com monte de couve, espinafre ou sei á mais o que. 


O termo detox e a divulgação de alimentos "desintoxicantes" têm sido aclamados pela mídia e divulgados amplamente como a solução dos nossos problemas e como a fórmula secreta da magreza eterna. E embora eles tenham começado como uma tendência de nicho reservada para crianças que frequentam lojas de sucos, (sim, era uma forma dos pais empurrarem legumes e folhosos secretamente ocultos nos pequenos nos EUA) os detoxes agora se tornaram um movimento mainstream, liderado por "influenciadores" de bem-estar e celebridades obcecadas pela saúde. O único problema? Desintoxicações não são baseadas na ciência. 



E embora e concorde que cada um come e bebe o que quer e se você desejar beber 5 litros de todas as misturas esquisitas de frutas, folhas e legumes eu não tenha nada haver com isso. Embora também a vizinha da prima da sua amiga possa ter emagrecido "só com suco detox", eu não poderei compactuar e perpetuar informações incorretas. É por isso que recorri a algumas pesquisas, conversei com profissionais e vou compartilhar algumas verdade sobre o famoso detox:

Desintoxicação é um processo necessário no nosso organismo. Mas será que as dietas detox podem ajudar?

FATO: DESINTOXICAÇÃO É UM PROCESSO NECESSÁRIO.

Se alguém é viciado em drogas ou álcool a única maneira técnica de desintoxicar seu corpo é parar de consumir coisas que são tóxicas para o seu corpo , como drogas e álcool e alimentos relacionados à alergia ou processos inflamatórios que são literalmente venenosos para você.

Mas esse não é o tipo de desintoxicação que seus amigos estão falando nas rodinhas, nas conversas do trabalho, nos grupos pela internet a fora. Noventa e nove por cento do tempo, "desintoxicação" é levianamente usada para significar "viver mais saudável", geralmente comendo melhor, cortando álcool e bebendo muita água. É a ideia de que você tratou mal o seu corpo por um tempo, e agora você vai 'redefinir' isso de forma breve e radical, mudando seus hábitos alimentares. Esta mudança, no entanto, não é realmente mais saudável, e definitivamente não ajuda a "expulsar" as toxinas, explico em breve o porquê:



Seu corpo é uma máquina detox natural. Os sucos e dietas detox podem te ajudar?


FATO: SEU CORPO É UMA MÁQUINA DE DESINTOXICAÇÃO NATURAL. 

Como se constata, seus órgãos já são realmente muito bons em desintoxicar tudo por conta própria. Seu fígado, rins e trato gastrointestinal estão sempre em estado natural de limpeza. Um suco de limpeza não vai tornar seus órgãos mais eficazes em fazer seu trabalho natural - seu corpo vai excretar impurezas da maneira que quiser. Na melhor das hipóteses, um suco detox, não fará nada. Na pior das hipóteses, ele pode realmente causar alguns problemas.

Fatou ou mito que as dietas detox ajudam seu organismo? Saiba mais clicando aqui.

FATO: A MAIORIA DOS DETOX SÃO APENAS DIETAS RUINS.  

Muitas vezes, quando alguém tenta uma 'desintoxicação', eles acabam bebendo toneladas de suco de frutas ou comendo toneladas de frutas por dias a fio. Então, eles estão consumindo grandes quantidades de açúcar em forma de frutose, o que bagunça seus níveis de insulina, e pode causar acne, fadiga e fome.

E com certeza, a sua desintoxicação pode ser uma variação livre de vegetais, mas mesmo assim, não há provas científicas de que beber sucos, mesmo vegetais, vai ajudar você a perder peso ou 'purificar' seu corpo de supostas toxinas. Na verdade, você provavelmente está perdendo nutrientes essenciais (como gorduras boas e proteínas) comendo apenas frutas ou legumes.

E se você estiver desintoxicando para perda de peso, você pode acabar consumindo ainda mais alimentos pós-desintoxicação para compensar os sentimentos de privação que teve durante a limpeza.

Embora dietas e sucos detox possam te causar sensação de leveza e bem estar você sabe se realmente melhoram sua saúde e emagrecimento? Saiba mais clicando aqui!

FATO: UM DETOX PODE FAZER VOCÊ SE SENTIR MELHOR. 

Sim, mesmo que seja uma falsa sensação de melhoria e bem estar, e possa causar excesso de alimentação, e isso pode resultar em uma sobrecarga de açúcar, uma "desintoxicação" ou "limpeza" ou qualquer nome que você queira chamar, pode fazer com que algumas pessoas se sintam bem.

Muitas pessoas podem achar que o inchaço é reduzido e seus níveis de energia são maiores, apenas porque eles estão comendo refeições menores e alimentos mais saudáveis, e seu intestino está processando melhor do que com uma refeição cheia de "junk food", mas isso não significa que seus níveis de toxina são maiores ou menores.

E para essas pessoas, que conseguem melhorar a qualidade da sua alimentação, dou os parabéns e desejo do fundo do coração: boa sorte! O conceito de desintoxicação não faz muito sentido clinicamente , cientificamente falando, e particularmente não recomendaria isso para meus amigos e leitores aqui do blog, mas se isso faz você se sentir melhor e é apenas por alguns pouquíssimos dias, volto a dizer: boa sorte!

Esta publicação é parte da Maratona BEDA Interblogs 2018 , onde teremos por aqui uma postagem por dia até o dia 31 deste mês. Estou participando deste desafio com outras blogueiras, amigas e parceiras que você poderá conhecer no blogroll localizado na barra lateral deste blog.#MaratonaBEDAInterblogs #DIA30










2 comentários:

  1. Geeeeente! Que ótimo que li esse post. Eu que tava querendo tomar suco detox pelo menos 2x na semana. Já vou tirar isso da lista.

    Beijos,
    Gaby Dahmer

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL