Brodo (caldo) de Ossos

26 setembro 2018

Brodo de ossos proteína (cerca de 6 gramas por xícara) e minerais como cálcio, fósforo (bom para ossos e dentes) e potássio, que ajuda a movimentar e aproveitar melhor os nutrientes. em células e resíduos de células. Mas a verdadeira "atração" é o processo de cozimento lento e baixo, que quebra os ossos e os tecidos conjuntivos da carne.

Uma verdadeira explosão de cálcio e minerais, o novo suco verde para sua saúde. Assim alguns especialistas em nutrição se referem ao brodo ou caldo de ossos. Antes de torcer o nariz com nojinho ou simplesmente passar reto por esta publicação te sugiro ler a respeito e avaliar os benefícios, além de conhecer um sabor único e delicioso, muito usado na culinária internacional.





Diferença entre sopa e caldo ou brodo de ossos

Sopa ou caldo de ossos?


O que separa um caldo de sopa comum de um caldo de ossos? Principalmente a quantidade de tempo que é fervida. Quanto mais tempo o líquido cozinha, mais nutrientes e minerais são liberados dos ossos. Os caldos são feitos fervendo os ossos e um pouco de carne de um animal ou peixe por um longo período, muitas vezes mais de 24 horas, em comparação a um caldo que pode terminar de cozinhar em cerca de duas horas. O importante é que o osso quase se desmanche e passe a liberar nutrientes do seu interior. Por esta razão eu prefiro os ossos de galinha e preparar os mesmos na panela de pressão. (Ao final do post passarei algumas dicas).


O caldo de osso primeiro ganhou força entre a população adepta da dieta paleo, mas agora o tônico nutritivo alcançou apelo de massa

O brodo de ossos é o mais recente modismo da saúde neste inverno.


O caldo de osso primeiro ganhou força entre a população adepta da dieta paleo, mas agora o tônico nutritivo alcançou apelo de massa, graças a Kobe Bryant e chefs como Marco Canora do Hearth de Nova York. Canora começou a vender xícaras de caldo de osso de uma janela de seu restaurante neste outono, oferecendo suplementos como suco de gengibre e açafrão recém-ralado. Segundo o chef a sua missão ultimamente tem sido provar para as pessoas que 'saudável' não significa que você precisa sacrificar o sabor ou a satisfação, diz Canora.


Aqui no brasil pelo interior com os mais experientes não é nenhuma novidade ou surpresa os benefícios do brodo de ossos.


Mas não é de forma alguma um novo conceito.


O caldo de osso já existe há séculos. Os médicos da medicina chinesa recorreram ao brodo de ossos para fortalecer os rins e sustentar o sistema digestivo, e os ingleses beberam chá de carne bovina (leia-se: uma mistura rica de carne bovina em cubos e água) desde a era vitoriana. Aqui no brasil pelo interior com os mais experientes não é nenhuma novidade ou surpresa os benefícios do brodo de ossos. Conversando com minha vó ela conta que faziam e tomavam para evitar gripes e resfriados, fortalecer o organismo, recuperar pessoas doentes e com algum mal estar e fraqueza. Era comum também usar o brodo ou caldo de ossos como tempero, seriam os precursores dos caldos de carne e galinha industrializados.


proteína (cerca de 6 gramas por xícara) e minerais como cálcio, fósforo (bom para ossos e dentes) e potássio, que ajuda a movimentar e aproveitar melhor os nutrientes. em células e resíduos de células.


Tem grandes benefícios.


Um caldo (brodo) de ossos aromático cozido com carne ou ossos de frango e legumes oferece uma lista de ingredientes que melhoram a saúde do corpo: proteína (cerca de 6 gramas por xícara) e minerais como cálcio, fósforo (bom para ossos e dentes) e potássio, que ajuda a movimentar e aproveitar melhor os nutrientes. em células e resíduos de células. Mas a verdadeira "atração" é o processo de cozimento lento e baixo, que quebra os ossos e os tecidos conjuntivos da carne. À medida que bebemos o caldo, absorvemos o colágeno, o bloco de construção das células para os ossos e o cérebro, e a gelatina, uma forma de colágeno que ajuda na digestão, que, é incrivelmente benéfica.


Existem muitos métodos de preparo, pesquisei vários e encontrei a minha forma favorita e é esta que irei compartilhar aqui.  Prefiro brodo de ossos de frango por serem mais fáceis e rápidos de cozinhar.  Compro geralmente coxas e sobrecoxas e uso os ossos crus ou após assados, geralmente já desosso e faço pequenos filés da carne das coxas e sobrecoxas.


Faça seu próprio brodo de ossos.


Existem muitos métodos de preparo, pesquisei vários e encontrei a minha forma favorita e é esta que irei compartilhar aqui.
Prefiro brodo de ossos de frango por serem mais fáceis e rápidos de cozinhar.
Compro geralmente coxas e sobrecoxas e uso os ossos crus ou após assados, geralmente já desosso e faço pequenos filés da carne das coxas e sobrecoxas.
Pego os ossos com pedaços de carne do frango e coloco de molho em uma panela coberta com água e nela 1 colher de chá de vinagre de maçã ou balsâmico. Deixo alguns minutos (20 a 30 minutos). Troco a água e coloca a ferver na pressão. Geralmente deixo por 1 hora após pegar pressão e a panela perder a pressão naturalmente.




Depois começo a temperar e isso fica a critério geralmente faço um maço de algo poró com tomilho, coentro, orégano, salsinha e alecrim, além de sal a gosto. Se for necessário completo com água e novamente mais 1 hora de pressão. Vou deixando perder a pressão naturalmente e sigo fervendo a mistura por algumas horas até que os ossos se desmanchem. Depois é só coar o caldo para tirar resíduos, armazeno em potes de vidro hermeticamente fechados em geladeira ou congelo.


Todo preparo pode ser realizado sem a panela de pressão e são necessárias em torno de 6 horas de cozimento em fogo brando.


Utilizo bebendo o caldo purinho quando bate uma fome, no preparo de molhos e ensopados, até no caldinho de feijão já experimentei e ficou uma delícia, todos aqui em casa aprovaram!












2 comentários:

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL