Farelo de aveia é lowcarb (baixo carboidrato) ?

17 setembro 2018

Farelo de aveia 100g contém 66,6 gramas de carboidrato, ou seja em 100%   de farelo de aveia mais de 66% (mais da metade) é carboidrato, logo este alimento não pode ser considerado isoladamente e por si só como BAIXO CARBOIDRATO.

Hoje vou esclarecer detalhadamente uma pergunta frequente, recorrente, polêmica e controversa que acontecem em fóruns e grupos de adepto da dieta lowcarb:

Pode farelo de aveia na lowcarb?

Eu não irei responder baseado no livro A ou B, ou na opinião do médico, do doutor fulano de tal, irei responder usando raciocínio lógico e crítico e é assim que te sugiro analisar e avaliar cada informação lida na internet antes de absorvê-la como verdade absoluta.

Vamos ao conceito?

O que significa "LOW CARB" : Low = baixo, carb = carboidrato. Parece tão simples mas na prática existem algumas diferenças e abrdagens.

Existe a dieta lowcarb baseada em alimentação paleo ( sem industrializados, bicho e plantas, porém excluindo inicialmente ou dosando raízes e tubérculos), esta é a abordagem que você encontrará aqui nas postagens do blog. 

Existe também uma adaptação e vertente que muitos também chamam de dieta lowcarb por reduzir os carboidratos a uma porção determinada que seria a dieta flexível, onde você consome todo e qualquer alimento, inclusive industrializados, porém se mantém  dentro de uma quantidade determinada de gramas de carboidratos, este conceito não foge muito do conceito de "reeducação alimentar" onde se comia de tudo contando calorias, hoje em dia a moda é contar carboidratos.

Preciso explicar este conceito e estas diferentes abordagens de lowcarb para responder a respeito do uso de farelo de aveia.

Na dieta lowcarb/paleo o farelo de aveia não pode ser usado.
Na dieta flexível, reeducação aliementar "pode" usar. Porém pode também estacionar o peso e travar a balança.

Porque o farelo de aveia não pode ser usado na lowcarb/paleo:

Por ser derivado de um grão, mesmo que só a casca. Mas principalmente por uma continha básica que iremos fazer juntos aqui analisando o rótulo e as informações nutricinais do produto:

Farelo de aveia 100g contém 66,6 gramas de carboidrato, ou seja em 100%   de farelo de aveia mais de 66% (mais da metade) é carboidrato, logo este alimento não pode ser considerado isoladamente e por si só como BAIXO CARBOIDRATO. 


Fareo de aveia tem sido um alimento polêmico, afnal de contas ele é considerado lowcarb ou não?
Fonte: Fatsecret.


É matemático, é simples, é fácil de entender e é incontestável.

Agora se você é celíaco (intolerante ao glúten) e um comedor assíduo de pão branco com farinha de trigo e tem uma dieta a base de fast food e industrializados e deseja melhorar a qualidade da sua alimentação aos poucos, se passar a usar o farelo de aveia ao invés da farinha branca certamente estará reduzindo carboidratos, porém o farelo de aveia continua não sendo por si só lowcarb (baixo carboidrato).

Ainda tem dúvidas?

Vamos comparar as informações nutricionais de uma farinha verdadeiramente lowcarb:


Farinha de linhaça é uma das farinhas com menos teor de carboidratos.
Fonte: Fatsecret.

Em 100 gramas de farinhas de linhaça, temos apenas 6 gramas de carboidrato, ou seja em 100% de linhaça apenas 6% são carboidratos, proporção que a faz lowcarb, diferente do farelo de aveia que 66% são carboidratos.

Espero que este esclarecimento tenha sido útil, te sugiro abrir a mente e o coração para conhecer novas e melhores opções de farinhas lowcarb clicando aqui.











3 comentários:

  1. Amei o post, me esclareceu algumas duvidas!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem que noto quando tentava comer o farelo de aveia ficava mais inchada e a balança travava.

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL