Fazendo a feira: Alimentos safra outubro

01 outubro 2018


Bem vindo mês de outubro e com ele tudo de bom que a natureza pode nos oferecer de alimentos saudáveis. 

Consumir produtos de época é ideal para quem quer ganhar em qualidade e economia.


Consulte a tabela de alimentos da safra antes de comprar frutas, verduras, legumes, temperos e pescados.

Substituir é sempre possível, sem perder os nutrientes necessários para uma alimentação balanceada.

Confira então as delícias naturais do mês de OUTUBRO:





Frutas:  Abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, caqui, manga, jabuticaba, lima.

Destaque especial para a chegada da manga. Uma opção nutritiva e suculenta para ser consumida geladinha nos dias mais quentes. A manga (Mangifera indica L.), originária do sudoeste asiático, é uma fruta tropical de alto valor comercial em muitas regiões, apreciada por seu sabor, aroma e coloração característica. Uma das variedades mais conhecidas é a Tommy Atkins, originária na Flórida (EUA). Seus frutos apresentam peso de aproximadamente 500 g, coloração alaranjada, amarelada, avermelhada ou púrpura, polpa consistente, firme e suculenta, casca aderente e teor de fibras considerável. A fruta também apresenta alto valor nutricional, sendo considerada fonte de compostos antioxidantes como a vitamina C e compostos fenólicos, os quais conferem benefícios à saúde devido à sua capacidade antioxidante.




Legumes: 
Alcachofra, aspargo, berinjela, beterraba, ervilha, fava, pepino, tomate caqui.

Destaque especial para a berinjela: A berinjela, botanicamente classificada como Solanum melongena L., é originária da Índia e foi introduzida no Brasil no século XVI pelos portugueses. Os árabes, os orientais (principalmente os japoneses) e seus descendentes são os maiores consumidores desta hortaliça. O consumo da berinjela crua não é indicado, uma vez que ela apresenta solanina em sua composição, uma substância causadora de graves distúrbios intestinais. Deste modo, ela deve ser submetida a algum método de cocção. Sua utilização em diversas receitas incluem sucos, farinhas, saladas e massas. A berinjela apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória em função da sua composição fenólica, destacando-se as antocianinas, responsáveis pelo pigmento roxo da berinjela. Estes compostos inibem a produção de radicais livres, protegendo moléculas de DNA e contribuindo para a redução do desenvolvimento de câncer.



Verduras: 
Almeirão, catalonha, cebolinha, coentro, espinafre, hortelã, mostarda.

Destaque especial para folhas de mostarda e sementes. 

Folhas: possuem ação desintoxicante: A folha de mostarda desintoxica o corpo porque é rica em glucosinolato, um composto que protege o fígado e melhora seu desempenho, ativando enzimas que metabolizam as substâncias tóxicas. Além disso, a presença de clorofila na mostarda também contribui para eliminar toxinas ambientais da corrente sanguínea, neutralizando os metais pesados, produtos químicos e pesticidas que estão no corpo. Ação anticolesterol: A folha de mostarda tem a capacidade de melhorar a produção de bile pelo fígado, que usa o colesterol circulante como matéria-prima. Isto ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas. Um estudo publicado na revista Nutrition Research em 2008 mostra que a capacidade de baixar o colesterol melhora significativamente quando a folha é cozida no vapor ou refogada rapidamente. Combate a osteoporose: 100 gramas de mostarda cozida contêm 525% do valor diário recomendado de vitamina K! Ela está diretamente envolvida na mineralização óssea, na coagulação do sangue e ajuda a remover o cálcio patológico, presente em áreas do corpo onde não deveria estar, como nas articulações (causando bursite ou artrite), nos órgãos formando cálculos (rins, vesícula), nos tecidos (nódulos calcificados na mama e dutos salivares), e nos vasos sanguíneos (se depositam nas artérias, endurecendo o sistema circulatório, e reduzem o seu calibre, o que aumenta a chance de um enfarte).


Sementes: Como a maioria das sementes, a de mostarda também é uma boa fonte de nutrientes variados, incluindo cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, manganês, colina, ômega-3, fitoesteróis e fibra. Ela contém altos níveis de selênio, um mineral com ação antioxidante e essencial para o metabolismo do cérebro e da tireoide. Além disso, a semente de mostarda tem um conteúdo notável de fitonutrientes antioxidantes como o glucosinolato, isotiocianato e curcumina, que protegem contra o câncer. Assim como a folha, a semente de mostarda também apresenta inúmeros benefícios: melhora a digestão porque aumenta a produção de saliva, previne diversos tipos de câncer incluindo estômago e cólon, regula a tireoide (pelo alto teor de selênio), tem ação anti-inflamatória e assim alivia dores articulares e musculares, melhora a imunidade ajudando na prevenção de gripes e resfriados, protege a visão (é fonte de luteína e zeaxantina, dois carotenoides com ação ocular), baixa o colesterol (contém vitamina B3 que combate a aterosclerose), pode ajudar na prisão de ventre (bom teor de fibras e mucilagem que aceleram o trânsito intestinal).





Pescados: 
Atum, bonito, corvina, lambari, linguado, pintado, robalo, salmão, tilápia.

Destaque especial para o salmão que além de ser rico em ácidos graxos e fonte de ômega 3 , possui vitamina D, encontrada em poucos alimentos, a vitamina D é essencial para a manutenção da saúde. Em geral, ela contribui com a absorção de cálcio, crescimento ósseo, atua como regulador do crescimento, do sistema cardiovascular, imunológico e músculos. Protege a saúde do coração e cérebro pois é rico em vitaminas do complexo B, é uma excelente fonte de proteína e auxilia no processo de emagrecimento pois apesar de ser um peixe rico em gorduras, estas são saudáveis e podem ajudar na saciedade após uma refeição, tanto pela presença de gordura quanto pela de proteínas. Um dos benefícios do salmão também é a capacidade de baixar o índice glicêmico da refeição, evitando picos de insulina e dessa forma facilitando um programa de emagrecimento.

Segue uma listinha de compras para você levar na feira ou mercado e te ajudar a lembrar dos alimentos da safra de outubro:












2 comentários:

  1. Adoro seus posts sobre alimentos do mês!!!

    Um grande Beijo!😘

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber essas dicas de saúde e economia.

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL