Saúde na prática: Como beber mais água.

29 novembro 2018

A maioria das pessoas concorda que beber mais água nos deixa mais saudáveis, porém o que quero trazer aqui com esta série "Saúde Na Prática" são estratégias para colocar em prática aquilo que é senso comum mas que muitas vezes não conseguimos encaixar em nossa rotina. Trata-se de conselhos práticos de mudança de rotina e atitude rumo a uma vida mais saudável.

É um fato; beber água é essencial para o nosso ser.


É tão importante manter-se hidratado durante o dia, não só para repor a água que perdemos ao longo do dia, através do suor e urina, mas beber mais água pode ajudar na perda de peso, controlar a diabetes, essencial na gravidez e também manter os dentes, pele e gengivas saudáveis.



A maioria das pessoas concorda que beber mais água nos deixa mais saudáveis, porém o que quero trazer aqui com esta série "Saúde Na Prática" são estratégias para colocar em prática aquilo que é senso comum mas que muitas vezes não conseguimos encaixar em nossa rotina. Trata-se de conselhos práticos de mudança de rotina e atitude rumo a uma vida mais saudável.

Mas como podemos beber mais água em um dia?




Através de atividades diárias regulares, a pessoa perde aproximadamente 10-15 copos ou 3-4 litros de água por dia. Isto representa a água perdida através da respiração, micção, suor e movimentos intestinais.


Estamos tão ocupados, passamos a maior parte do nosso dia no escritório, ou no carro viajando ou indo ao trabalho, escola, depois talvez academia e finalmente em casa para descansar. O consumo de água se torna secundário em nossa vida.


Beber vários copos de água por dia pode parecer tortura quando cada copo é insípido. Adicione um pouco de emoção ao mergulhar frutas frescas (laranja, morangos, limão), fatias vegetarianas (pepino, gengibre, aipo) e ervas (manjericão, hortelã, lavanda) na sua jarra.


1. Adicione sabor ao seu jarro: Beber vários copos de água por dia pode parecer tortura quando cada copo é insípido. Adicione um pouco de emoção ao mergulhar frutas frescas (laranja, morangos, limão), fatias vegetarianas (pepino, gengibre, aipo) e ervas (manjericão, hortelã, lavanda) na sua jarra. 



Beba um copo depois de cada ida ao banheiro: Comece um hábito ligando a água com algumas de suas atividades diárias mais comuns. Levantando-se de sua mesa para uma pausa no banheiro? Pare na cozinha para beber um copo de água depois de sair do banheiro. Toda vez que você passar pelo bebedouro, encha um copo ou garrafinha.


2. Beba um copo depois de cada ida ao banheiro: Comece um hábito ligando a água com algumas de suas atividades diárias mais comuns. Levantando-se de sua mesa para uma pausa no banheiro? Pare na cozinha para beber um copo de água depois de sair do banheiro. Toda vez que você passar pelo bebedouro, encha um copo ou garrafinha.



Beber antes de cada refeição: Quando o garçom chega para retirar os pedidos, peça sempre água. Beber um copo antes de cada refeição pode reduzir a ingestão de calorias, porque faz com que você se sinta completo.


3. Beber antes de cada refeição: Quando o garçom chega para retirar os pedidos, peça sempre água. Beber um copo antes de cada refeição pode reduzir a ingestão de calorias, porque faz com que você se sinta completo.



Use um aplicativo para rastrear seus copos: Manter o número de copos que você já bebeu e ainda tem para beber pode ser fácil (e divertido) com a ajuda de um aplicativo gratuito.


4. Use um aplicativo para rastrear seus copos: Manter o número de copos que você já bebeu e ainda tem para beber pode ser fácil (e divertido) com a ajuda de um aplicativo gratuito. Baixe Daily Water Free ou Carbodroid para o seu telefone para definir lembretes e alarmes diários.



Obtenha uma garrafa de água de alta tecnologia: Leve seu rastreamento de consumo de água para o próximo nível com o HidrateMe Smart Water Bottle (é um investimento de aproximadamente 60 dólares) e o aplicativo de coordenação. Esta garrafa de alta tecnologia registra cada ml enquanto você bebe e envia as informações diretamente para o seu celular.


5. Obtenha uma garrafa de água de alta tecnologia: Leve seu rastreamento de consumo de água para o próximo nível com o HidrateMe Smart Water Bottle (é um investimento de aproximadamente 60 dólares) e o aplicativo de coordenação. Esta garrafa de alta tecnologia registra cada ml enquanto você bebe e envia as informações diretamente para o seu celular. 



Dilua as bebidas açucaradas com água e gelo: Se beber suco, limonada ou chá gelado for um hábito diário, regue com um gole de água e uma porção de gelo (procure uma proporção de um para um). Você ainda terá a "doçura" que você deseja com uma dose saudável da água que seu corpo precisa.

6. Dilua as bebidas açucaradas com água e gelo: Se beber suco, limonada ou chá gelado for um hábito diário, regue com um gole de água e uma porção de gelo (procure uma proporção de um para um). Você ainda terá a "doçura" que você deseja com uma dose saudável da água que seu corpo precisa.

Mantenha um galão por perto: É fácil lembrar de encher a água quando a fonte está próxima. Mantenha um galão ou garrafa grande em sua mesa, ao lado da cama em casa e no balcão da cozinha como um lembrete constante para beber.

7. Mantenha um galão por perto: É fácil lembrar de encher a água quando a fonte está próxima. Mantenha um galão ou garrafa grande em sua mesa, ao lado da cama em casa e no balcão da cozinha como um lembrete constante para beber.


Invista em um filtro: A água filtrada pode ter um sabor melhor do que o líquido que sai da torneira ou da fonte de água. Então, invista em um sistema para sua pia de cozinha e para sua garrafa portátil.

8. Invista em um filtro: A água filtrada pode ter um sabor melhor do que o líquido que sai da torneira ou da fonte de água. Então, invista em um sistema para sua pia de cozinha e para sua garrafa portátil. 

Água mineral com gás: Beber essa bebida borbulhante e sem calorias é tão bom para o seu corpo quanto tomar água natural e pode ser uma forma de variar e fugir da monotonia. Adicione um pouco de suco de limão, e é basicamente como beber um mix de suco e refrigerante, com a vantagem de ser natural.

9. Água mineral com gás: Beber essa bebida borbulhante e sem calorias é tão bom para o seu corpo quanto tomar água natural e pode ser uma forma de variar e fugir da monotonia. Adicione um pouco de suco de limão, e é basicamente como beber um mix de suco e refrigerante, com a vantagem de ser natural. 

Coma alimentos ricos em água:  Uma maneira certeira de aumentar a quantidade de água que você consome diariamente: coma sua água. Adicione frutas e legumes com alto teor de água para sua lista de compras. Algumas opções para incluir na alimentação:  pepino (96% de água), abobrinha (95% de água), melancia (92% de água) e grapefruit (91% de água).

10. Coma alimentos ricos em água:  Uma maneira certeira de aumentar a quantidade de água que você consome diariamente: coma sua água. Adicione frutas e legumes com alto teor de água para sua lista de compras. Algumas opções para incluir na alimentação:  pepino (96% de água), abobrinha (95% de água), melancia (92% de água) e grapefruit (91% de água). 

Respeite a regra de um para um ao beber álcool: Você provavelmente já ouviu a regra da bebida: para cada coquetel, um copo de água. Esta é uma ótima estratégia para evitar uma ressaca no dia seguinte, mas você também pode usá-la para ter certeza de obter bastante água em seu corpo.

11. Respeite a regra de um para um ao beber álcool: Você provavelmente já ouviu a regra da bebida: para cada coquetel, um copo de água. Esta é uma ótima estratégia para evitar uma ressaca no dia seguinte, mas você também pode usá-la para ter certeza de obter bastante água em seu corpo.

Use uma garrafa de água marcada: Uma garrafa medidora, marcada com ml ou até horas pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo pessoal de água todos os dias. Além disso, você saberá exatamente quantas vezes precisa recarregar!

12. Use uma garrafa de água marcada: Uma garrafa medidora, marcada com ml ou até horas pode ajudá-lo a alcançar seu objetivo pessoal de água todos os dias. Além disso, você saberá exatamente quantas vezes precisa recarregar! 











31 comentários:

  1. Olá! Muito boas as dicas, eu amo água saborizada com hortelã.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Quantas dicas ótimas para beber água. Eu costume ter uma garrafinha por perto e adicionar limão dando um leve sabor.

    ResponderExcluir
  3. Muito boas essas dicas para beber mais água, eu já uso essa de beber um copo de água a cada ida ao banheiro, quero começar a adicionar sabor a agua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem legal. Isso eu faço mais no trabalho, ois quando paro para uma coisa já aproveito a pausa... mesmo tendo uma garrafinha sempre por perto.

      Excluir
  4. Dicas super valiosas. Sou muito ruim pra ficar bebendo água. :/ Vou por em prática.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu bebo água constantemente, devo ingerir entre 2 e 3 litros por dia e gosto. Adorei as suas dicas e vou utilizar elas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz por ajudar e que bom que vc já toma água suficiente!

      Excluir
  6. Sempre tive muita dificuldade em tomar água, acredita? Sempre levei esporro de médicos por beber pouca água. Hoje eu baixei aplicativos que me avisam para beber água e melhorei muito.

    ResponderExcluir
  7. Seu post bastante importante beber água é super importante não importa a estação que estamos, água é vida, eu confesso que não bebo muita água, mais eu tento beber a cada uma hora um copo de água mais as vezes eu esqueço, mais gostei da dica de garrafa medidora, vou fazer isso, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lucimar! a garrafa é muito boa pra isso... legal encontrar uma que caiba na bolsa e possa carregar por todo lugar.

      Excluir
  8. Sou uma pessoa q só toma água, não gosto de outras bebidas, então estou sempre com uma garrafa por perto etc. Não tenho o costume de cuidar o quanto eu tomei no meu dia, então essas dicas me ajudaram muito, obrigada <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc sente que está hidratada e tem sempre água por perto são grandes as chances de estar consumindo bem, mas não custa monitorar um ou dois dias para ter certeza!

      Excluir
  9. Olá! Excelentes dicas,água é fundamental para nosso organismo,eu mesma já enfrentei sérios problemas por consumir pouca água sendo necessário me reeducar para beber mais água.
    Gostei de todas as dicas,assim temos várias opções para beber água e sermos mais saudáveis.Ótima postagem! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas eu comprei um filtro pk n gosto de beber agua entao esta a ser mais facil

    ResponderExcluir
  11. Por sorte eu geralmente bebo muita água! Mas essas dicas são ótimas pra minha irmã, que se esquece de se hidratar toda hora, vou morar pra ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz em ajudar sua irmã! Que ela possa seguir seu exemplo!

      Excluir
  12. Preciso muito melhorar neste ponto. Moro no Ceará, super quente por aqui, e ainda assim beber água não é algo que eu faça como deveria. Goatei as dicas de lembrete por App. Vou tentar!

    ResponderExcluir
  13. Olá, que dicas sensacionais, eu tenho tendo beber mais água estou progredindo em beber água pela manha quando levanto e antes das refeiçoes. Adorei a ideia do App vou testar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. No período de trabalho tomei pouca água, mas depois de aposentada comecei a tomar 2l de água por dia. Começo o dia tomando 3 copos em jejum. O que eu não sabia até ler seu texto era sobre a importância de tomar água após ir ao banheiro. Ótimas dicas!!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Excelentes dicas! Sempre me cobro quanto o consumo de água, sei da importância para a nossa saúde como um todo e colocando esses itens em prática o cuidado com a saúde será ainda mais eficiente esses agradável!
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir
  16. Nossa, adorei as dicas! E olha, nunca tinha pensado em adicionar gengibre à água sem ser em forma de chá. Amei essa sugestão e vou experimentar, amo o gosto do gengibre e acredito que isso vai ajudar bastante na minha ingestão de água. :)

    ResponderExcluir
  17. Oi Pri, tudo bem?

    Adorei essas dicas de como beber mais água na prática, são dicas realmente utéis e que creio que façam toda a diferença. Nunca tomei água antes das refeições ou depois de ir no banheiro e tentarei manter esta rotina. Como trabalho em casa atualmente, sempre tenho uma garrafa de água na minha mesa e isto me ajuda a me manter hidratada sempre. Adorei essas dicas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Eu bebo muitaaa água. E isso reflete muito na pele e no cabelo. Tdo melhora. Onde eu vou levo minha garrafinha de água cmg. Ótimo post! Vai ajudar muitas pessoas a colocar esse hábito no dia a dia delas.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o post, as dicas são muito bacanas! A partir de agora vou beber muito mais água. Abraços e parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  20. Amei as dicas, principalmente o aplicativo! Vai me ajudar muito mesmo.

    ResponderExcluir
  21. A água faz parte da saúde e as necessidades do corpo. A água é importante para quase todas as partes do seu corpo. Não apenas a ingestão diária recomendada ajudará a manter seu estado atual de vida, mas também poderá melhorar sua saúde geral.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Oi.
    Eu sou do pior que há para beber água. Costumo fazer o que você descreveu na regra 12. Marco com traço e horas, mas acabo não cumprindo.
    Adorei suas dicas. A água é indispensável. Eu deveria ter mais juizo e beber mais...
    Um beijo

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL