Bloqueadores de gordura e carboidrato emagrecem?

17 dezembro 2018

Como infelizmente moderação não faz parte da rotina e realidade da grande maioria, a indústria de suplementos investe cada vez mais em produtos milagrosos que prometem realizar uma certa compensação no organismo para evitar estragos pelos excessos. Vamos falar hoje sobre os “carb-blockers” e “fat-blockers”.

Já parou para pensar que o Natal é uma época de excessos, e janeiro de depressão e culpa pelo efeito desses excessos? 

Culturalmente o mês de dezembro inicia cheio de programações, compromissos, eventos, confraternizações regados a bebidas e comilanças que incluem muitos pratos calóricos e doces.

Logo em seguida o mês de janeiro, verão, praia, férias, corpo no mar, pele exposta o sol e a conta dos excessos vem.

Como infelizmente moderação não faz parte da rotina e realidade da grande maioria, a indústria de suplementos investe cada vez mais em produtos milagrosos que prometem realizar uma certa compensação no organismo para evitar estragos pelos excessos. Vamos falar hoje sobre os “carb-blockers” e “fat-blockers”. 


Comer sem culpa é uma mensagem muito tentadora para se enviar a consumidores ávidos por milagres, principalmente se estes consumidores forem ingênuos e crédulos nas promessas de campanhas de marketing e frases de efeito nos rótulos chamativos. 

Há quem acredite em Papai Noel, outros nos suplementos para perder peso e eliminar gordura sem esforço. A vida é triste se não acreditarmos em alguma coisa, mas a ciência não anda de mãos dadas com promessas. 

Na verdade, os poucos e maus estudos publicados sobre este tipo de suplementos, à base de faseolamina (extrato do feijão branco), quitosana e afins, não atestam a sua eficácia para perda de peso a médio prazo, quanto mais para um impacto significativo no valor calórico de uma refeição. Falamos de reduções na absorção intestinal que rondam os 5-7 % da quantidade total de carboidratos complexos, e não de açucares, que se traduz numa redução ainda menor no valor energético total da refeição. Complicou muito? Vamos a um exemplo:

Suplementos bloqueadores de carboidratos e gordura para emagrecer funcionam?

Vamos a um exemplo, o tradicional bolo tronco de Natal (uma espécie de rocambole). De acordo com uma receita aleatória que podemos pesquisar na internet e usarei aqui como exemplo, uma porção, em média 150 gramas, tem 700 kcal, 60 g de hidratos de carbono, e 40 g dos quais açúcares. A faseolamina é um inibidor das amilases que digerem os amidos, não surtindo efeito sobre os açucares. Assumindo uma redução de 7% nos hidratos de carbono complexos, ficamos com 18,6 g de hidratos de carbono que não-açucares, e uma redução calórica de menos de 8 kcal por porção. 700 Kcal menos 8 Kcal da faseolamida = 692 Kcal. Ou seja, Boa sorte tentando emagrecer comendo e tomando suplementos milagrosos.

Estudos com quitosana mostram que a diferença na absorção de lípidos é de ~1 g/d a menos. Falamos de 9 kcal a menos, Dito isto espero que não fiquem zangados comigo, sei que todos precisam ter fé em algo mas os suplementos que prometem eliminar e reduzir absorção de carboidratos e lipídios e emagrecer sem sacrifício não parecem uma boa estratégia. Espero que ninguém considere estes  exemplos e reduções citadas significativas. 

Façam um favor a vocês próprios e poupem o investimento financeiro em bons presentes de natal para alguém especial, que seja você mesmo ou outro alguém.










16 comentários:

  1. É sempre bom ficar atento sobre esse assunto, eu só acho que não devemos comer além, temos que sempre comer com moderação e saber o que estamos comendo, e não acreditar em tudo que vemos por aí quando se trata de emagrecer, concordo com você vamos investir o nosso dinheiro em bons presentes para nos presentear ou presentear alguém que gostamos, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Investir em nós e não em produtos que prometem milagres mas não cumprem!

      Excluir
  2. Tem remédios muito bons mas as pessoas tem que ter na mente que ele sozinho não faz milagres. Exercícios e uma boa alimentação é fundamental.

    ResponderExcluir
  3. Bom senso é fundamental na hora da alimentação. Adorei as suas dicas.
    big beijos

    ResponderExcluir
  4. Nunca confiei muito nesses bloqueadores :( Muito saber saber de alguém que entende. Eu prefiro mil vezes tentar uma dieta em comida de verdade, mais frutas, verduras, legumes e menos sódio, açucares e condimentos. Ajuda muito a secar ♥
    bjs

    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
  5. Eu super apoio a pessoa se sacrificar para consegui o corpo ideal, eu tenho feito isso e tenho tido bastante resultado Esses bloqueadores eu não levo muita fé neles acredito que a formula é simples: Exercícios e Alimentação assim os resultados são significantes.

    ResponderExcluir
  6. É sempre bom ter cuidado com as coisas que vemos por aí! Morro de medo de tomar qualquer coisa para emagrecer, mesmo que fale ser natural! ótimo post! bjo

    ResponderExcluir
  7. Sempre procuro tomar cuidado com a minha alimentação,como de tudo mas na quantidade certa. Gostei muito do seu post amore

    ResponderExcluir
  8. Oiiiii,
    A muito tempo eu venho tomando cuidado com a alimentação, algumas vezes já tomei coisas para emagrecer algumas deram certo outras não mas isso também foi passado rsrs, obrigada também por essas dicas <3

    ResponderExcluir
  9. Nunca ouvi falar nesse bloqueador.
    Temos que ter cuidado na nossa alimentação

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    A melhor coisa sempre é a moderação, porque não existe milagre no frasco . Kkkk
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Gostei do seu post, nunca fui a favor de bloqueadores e coisas do tipo. A melhor dica sempre é a moderação, ter uma alimentação saudável é tudo!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente adorei o post. Perdi as contas de quantas vezes pensei em adquirir um produto assim. Post excelente.

    ResponderExcluir
  13. Eu não sou de comer muito no natal. Sou super contra de tomar remédio para emagrecer. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  14. Eu consumo muito carboidrato no dia a dia e tenho dificuldade para mudar isso, mas estou tentando. Sei que não posso abusar disso, não só por causa do peso, mas por questão de saúde mesmo. Suas dicas neste post foram ótimas! Realmente não adianta meter a cara em carboidratos (como eu faço) e depois tomar bloqueadores de gordura e carboidrato.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  15. Investir em produtos que prometem milagres e nao cumprem é o pior que podemos fazer. Um método simples é ter foco , exercitar e reeducar a alimentação. Nao tem segredo! ótimo post!

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 | Bem Bela
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL